Pages

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Alunos da rede municipal visitam Campus V da Uneal e pontos turísticos de União dos Palmares



Na tarde desta quarta-feira, 11, um grupo de estudantes do ensino fundamental II da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros visitaram pontos turísticos e arquitetônicos de União dos Palmares. 

Orientados por Cleiton Santana, informante local de turismo, os alunos do 9° ano tiveram a oportunidade de conhecer o recém-inaugurado prédio do Campus Zumbi dos Palmares da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), as margens da BR 104. O campus V da UNEAL foi inaugurado no dia 03 de abril numa cerimônia que contou com a participação do governador Renan Filho, do Reitor da UNEAL Jairo Campos, do prefeito Areski Freitas (Kil), funcionários, alunos e palmarinos orgulhosos pelo patrimônio. 

Durante a visita os alunos foram recepcionados pelo ex-reitor Jairo Campos que mostrou todos os espaços do prédio e falou sobre o mundo acadêmico. Para o reitor, o espaço Memorial Artesã Irinéia Nunes é um dos mais especiais do prédio, pois é “onde estão peças e a biografia da artesã do Muquém que tem destaque nacional e internacional”, além de obras de outros artistas locais.

Segundo o professor José Marcelo “o objetivo da saída de campo é ampliar a visão dos alunos para o cotidiano do próprio município. Como moradores do Distrito de Rocha Cavalcante e dos sítios vizinhos muitos deles não teriam oportunidade de visitar esses ambientes". 

A exemplo do Povoado Quilombola Muquém, onde visitaram o local conhecendo sua história. Ao tempo que tiveram a oportunidade de conversar e tirar fotos com Dona Irinéia, 71 anos e seu marido Antônio Nunes, 77 anos. 

Foram visitados ainda a Escola Estadual Rocha Cavalcanti, antigas residências na Rua Correia de Oliveira, o museu Maria Mariá, a Casa Jorge de Lima. A cada parada um pouco da historia do local ia sendo contada. 

A aula de campo foi um sucesso e era visível nos sorrisos e agradecimentos dos alunos. Muitos ainda sugeriram outros locais para serem visitados em aulas futuras sobre os espaços geográficos da Terra da Zumbi. 

Que venham outros "estudos de localidades"!!!



 
 Cleiton Santana com os alunos no Povoado Muquém.


Quem são?



Mande sua história, fotos antigas com moradores, escolares, reuniões de amigos ou da cidade de União dos Palmares para os e-mails jmarcelop7@gmail.com ou jmarcelop_7@hotmail.com