Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Skatistas de União dos Palmares se reúnem com prefeito e secretários

Aconteceu hoje dia, 27, uma reunião com os skatistas de União dos Palmares e prefeito Beto Baia, na pauta do encontro a viabilização de um espaço para que os adeptos da modalidade possam praticar o esporte em local adequado. 

A reunião teve a participação dos secretários Kleber Marques (esporte) e Roberto Carnaúba (finanças). Segundo Ericklys Bento que participou da reunião "Eles demonstraram interesse no projeto e ficou acertado que nesta quarta-feira (28) teremos um encontro com o engenheiro da prefeitura, para que o mesmo monte projeto/planta e entregue o orçamento ao prefeito". 

Em contato com Kleber Marques ele afinou "O prefeito autorizou o Engenheiro Dimas Rocha e a Arquiteta Juliana Oliveira, a desenharem a planta para a praça do skate naquela terceira Praça da Cohab". 

Se tudo ocorre como planejado o prefeito Beto Baia, pretende inaugurar a obra em dezembro próximo, algo que deixou os adeptos da modalidade esperançosos e felizes já que essa reivindicação é antiga dos esportistas.
 


"A cada dia de passa, eu me apego mais a esse esporte, andar de skate é uma das coisas mais satisfatórias que eu já fiz, aprender, cair, levantar, tudo isso é ótimo, as amizades então, fizemos uma família, uma família que adora  tá junta, que mesmo caindo, mesmo suando, estão sempre próximos, ninguém é melhor ninguém é pior, somos todos iguais, embora alguns sejam mais desenrolados que outros, nada que com o tempo não nos iguale"

Gersiano Barros, blog Geerb

Cena palmarina

 


No dia 28 de outubro de 2011, eu comentava aqui no blog sobre a quantidade de lixos nas ruas de União dos Palmares ( veja Por que União dos Palmares Têm Tanto Lixo nas Ruas?)

Pois bem: quem continuar frequentando as ruas da cidade percebe que estão repletas de lixo por todos os cantos; se engana porém quem acha que só as ruas da periferia do nosso município estão sujas. As fotos que ilustram a matéria foram tiradas domingo dia, 19, ao lado da Av. Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, que fica no coração de União. O lixo acumulado é dos frequentadores, que no final da tarde e nos finais de semana se reúnem para ouvir músicas, geralmente com carros e seus potentes sons e consumir bebidas nos 'espetinho de gatos' que se instalam por lá.

Mais nem todos as donos dos espetinhos têm o cuidado com a limpeza do local, ou a devida orientação a seus clientes para que coloquem o lixo no devido lugar. O certo é que alguns pontos da antiga linha férrea, que abriga o prédio do artesanato, Lago Veras e passagens de milhares de palmarinos ficam repletos de copos descartáveis, garrafas de refrigerantes, latas de produtos alimentícios e restos de alimentos.

Esse problema é visto em outros lugares na cidade, onde se  tem o comércio de comidas e lanches. Na Praça Padre Cícero é comum ver vendedores espalhados pela praça e poucos que deixam o local limpo.

O problema do lixo é tão sério em União dos Palmares, que a troca de secretário de Infraestrutura, na semana passada, pode ter sido devido às reclamações dos populares pelo fato de a cidade está muito suja.

Quem escuta as rádios locais já percebeu que esse é um assunto permanente, pelas várias ligações dos ouvintes reclamando do lixo em suas respectivas ruas. No mais novo programa das manhãs da Rádio Zumbi FM, comandado pelo radialista Kleber Marques, esse tema será debatido esta semana entre os convidados e ouvintes.

Se não bastasse a população jogando lixo por todo canto e fazendo LIXÃO em pontos que são destinados ao lazer da sociedade, como as praças Santa Quitéria e Frei Damião, Casa Maria Mariá e Biblioteca Jorge de Lima, não temos mais um cronograma de horários para se colocar o lixo nas portas das residências; antes era colocado no final da tarde, agora em qualquer horário colocamos os sacos e bolsas de lixo nas portas de casa.

Vamos torcer para que o governo municipal possa fiscalizar com rigor os donos de pontos de alimentos/lanches. Que façam campanhas nas escolas, nos estabelecimentos comerciais, nas associações de moradores para que a sociedade civil enfim acorde sobre a real situação do lixo em União dos Palmares.

Imagine os turistas/visitantes que chegam no município, para visitar a Serra da Barriga ou outro lugar da cidade, se deparar com tanto lixo as ruas!

Prefeitura do Rio vai multar quem jogar lixo no chão. 

Leia mais sobre esse assunto AQUI