Pages

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Coletivo A Fábrica realizará o Festival Integrado de Artes Linha de Produção

O Festival Integrado de Artes Linha de Produção é uma produção do Coletivo A Fábrica, que se realizará nos dias 13 e 22 de setembro de 2012, a partir das 19h e 14h respectivamente, em União dos Palmares-AL, na sede do Campus Universitário Zumbi dos Palmares-CAMUZP da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, prédio do antigo Colégio Cenecista Santa Maria Madalena.

O festival nasce num momento ímpar em União dos Palmares-AL de retomada das atividades culturais de influência alternativa, que tem no Rock’n Roll sua principal manifestação artística. Diante deste novo cenário abre-se um painel para que as bandas locais se apresentem e dialoguem com outras de Alagoas e de fora do estado, formando assim a matéria-prima do produto final.

Mas, como já indicado, além dos shows com doze bandas de rock, o evento contará com apresentações diversas, tais como o sarau Insumos Líricos no dia 13/09, que dará o primeiro impulso nas movimentações das engrenagens do Linha de Produção. No dia 22/09, haverá exposições fotográficas e de desenho, exibição de documentários e clipes no âmbito da cultura rock, performances circenses de Swing Poi, discotecagem, tatuagem, piercing e feirinha cultural. A produção gráfica é de autoria do estúdio ZeroPixel, com sede na capital, Maceío.

O público terá a oportunidade de celebrar esta ocasião complementando a festa e dando-lhe a beleza necessária com a sua mão de obra essencial. Pois será um momento icônico para a cultura palmarina, cujo intuito é fortalecer o cenário alternativo, estabelecer o evento no calendário local e, futuramente, incluir União dos Palmares no circuito nacional de festivais.

O Coletivo A Fábrica aguarda a presença de todos para o Festival Integrado de Artes Linha de Produção.

Habemus Rock!

Classificação etária: 14 anos.

Contato:

E-mail: coletivoafabrica@gmail.com

Facebook: Coletivo A Fábrica (link: https://www.facebook.com/coletivoafabrica)

Twitter: @ColetivoFabrica

Telefones: (82) 9693-8774 / 9381-0242 (Zema Silva)

9993-0020 (Bruno Clériston)

9677-5070 / 9161-6890 (José Minervino Neto)

9324-4762 (Thiago Alexandre)

9104-4386 (Wenndell Amaral)

Coletivo A Fábrica

Coletivo formado com o intuito de promover, apoiar e difundir ações destinadas ao fortalecimento da cultura de União dos Palmares e de Alagoas.

Mais Informações, click AQUI
Curtir a página do Coletivo A Fábrica no Facebook, click AQUI

Movimentação da cultura alternativa palmariana nos meses de agosto e setembro


Eu já tinha escrito aqui no blog que a música alternativa em União dos Palmares estava no seu melhor momento, isto porque vem acontecendo na cidade eventos voltados para contemplar esse tipo de público. Só para comprovar o que eu já tinha dito é que no próximo sábado, dia 11, haverá a segunda edição do Estação Rock. E ainda em setembro acontecerá o 1º Festival Integrado de Artes Linha de Produção ( FLP) onde não só bandas alternativas irão tocar, mas também contará com outras atrações culturais palmarinas.

Um dos organizadores do evento Estação Rock, Sérgio Oliveira Silva, que também é músico, diz que fez a primeira edição em 2008 e que o principal motivo de não ter dito outras edições é a falta de patrocínios para eventos desse tipo.
Sérgio, que é estudante do ensino médio, diz que as próximas edições do evento não irá demorar tanto a acontecer, já que eles tem o apoio do Grupo de Estudos Musicais Expressão Culturais de Alagoas (GEMECA), onde ele, Mailson e Natália são os coordenadores em União dos Palmares.

O Estação Rock contará com 6 apresentações, onde duas bandas são de União, três são de Maceió, e terá a discotecagem do Traum Bendict. Sérgio diz que a vinda das bandas de fora é importante para que o público da música alternativa em União tenha a oportunidade de conhecer outros trabalhos como o da banda Morcegos que esteve em União há uns 6 anos. Para ele as bandas que vem para a cidade fazem propaganda das nossas, fora as parcerias que surgem entre os músicos.

"Tem que dar uma renovada"diz
Jaquelyne Costa Diniz, estudante de Relações Públicas (UFAL) segunda ela a festa não poderia ter só bandas locais, isso faria que caísse no marasmo.

Sérgio Oliveira diz que o ingresso custa 5,00 reais, que é uma ajuda para custear despesas com os artistas que vem de Maceió e os da casa. A festa tem início às 08h, na UNEAL. Fora o público palmarino a organização espera recebe pessoas das cidades vizinhas.

Viva a cultura alternativa!!!


Cartaz do Estação Rock

Projeto da Escola Monsenhor Clóvis discute bullying

Antes de lhes apresentar o projeto, é necessário que conheçam o Grupo de Teatro Ego, grupo de teatro que funciona na Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. Não somos um grupo de profissionais, nem de amadores, somos um grupo de teatro escolar, cujo objetivo é proporcionar aos participantes experiências sempre ligadas a jogos teatrais que possibilitem ao aluno desenvolver não só seu intelecto, como também melhorar seu desempenho na escola.

Nossa maior ambição não é chegar aos palcos do mundo do espetáculo, mas manter a linha de teatro escolar ao passo em que buscamos maior evolução e inserção na comunidade escolar que frequentamos. Durante todos os domingos, nos reunimos para discutir, através dos exercícios cênicos, temas transversais, tais como bullying, sexualidade, preconceito, etc. Ao longo dessa discussão, tentamos fazer com que o aluno informe-se e reflita sobre esses temas e, ao mesmo tempo, compreenda como ele, enquanto estudante, lida com questões complexas no meio em que está inserido.

O EGO surgiu há um ano, exatamente, e, durante esse tempo, já contribuiu para discussões valiosas, fazendo o aluno um sujeito ativo na sociedade, mostrando-lhe que não está isolado ou alheio aos problemas dela. No final do ano letivo de 2011, seis companheiros nos deixaram, por terem concluído o ensino médio e, nesse ano de 2012, dez nove companheiros ajudaram a dar uma nova "cara" ao grupo. mantendo o mesmo objetivo e a mesma forma de trabalho anterior. Somos vistos como um grupo ainda deslocado, pelo fato de que muitos alunos e professores não apoiam a ideia, mesmo assim, não desistimos, continuamos fazendo o que cremos ser para o bem do próprio estudante.

Pensando na necessidade de trabalharmos o bullying de uma maneira mais abrangente, pensamos no Projeto Firework, inspirado na música homônima da Katy Perry e no próprio programa americano Firework Project (do qual só herdamos o nome), que consiste basicamente em um dia específico (25/09) em que o Grupo de Teatro distribuirá folders na escola, informando aos alunos, professores e funcionários o que é o bullying e por que temos que acabar com essa forma de abuso. Durante o dia, haverá exposição no pátio da escola e uma apresentação, com horário a ser definido, utilizando depoimentos de pessoas que sofreram ou ainda sofrem esse tipo de agressão. O espaço do blog e do e-mail (egoteatromonsenhor@gmail.com) servirá para que cada um, à sua vontade, possa deixar um depoimento caso tenha sofrido bullying, sem precisar se identificar.

Além disso o blog é, desde já um local onde postaremos vídeos, imagens e textos sobre o assunto. Sujestões e depoimentos são bem-vindas.


Para sabe mais sobre o projeto click AQUI