Pages

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Câmara aprova o Dia Nacional da Capoeira

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3) o projeto de lei que institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Capoeira (PL 7536/10). Como já havia sido aprovado pela Comissão de Educação e Cultura e tramita de forma conclusiva, a matéria segue agora para o Senado, a menos que seja apresentado recurso para que haja votação no Plenário. 

O relator na CCJ, deputado Luiz de Deus (DEM-BA), defendeu a aprovação da proposta “por tratar-se de esporte de origem histórica de prática nacionalmente conhecida”. 

De acordo com o autor do projeto, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), a intenção é “valorizar a capoeira e sendo o dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra, data em que Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes da luta pela liberdade e contra o escravismo, perdeu sua vida, cremos ser relevante reafirmar nesta data o seu reconhecimento como patrimônio cultural, instituindo o Dia Nacional da Capoeira”.

 
 
Fotos tirada na Serra da Barriga dia 20 de novembro

Atenção mulherada!


O Grupo Legião Brasileira de Capoeira tem novidades: estamos com matrículas abertas para a 1ª turma de capoeira para mulher!

Início da turma: 17 de dezembro das 16h30 às 18h 

Local: NASF – Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares

Dias: terças e quintas

As aulas serão ministradas por Lua Tavares e supervisionadas pelo estagiário Korujão. 

No dia 17/12 o educador físico Marcos Aurélio estará presente, com dicas de exercícios e alongamentos. 

Inscrições na Secretaria Municipal de Cultura a partir das 8h, procurar Cássia.

Luana Tavares é graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL (2012); facilitadora de oficinas de Teatro de Rua e Teatro Amador desde 2004, iniciou capoeira em novembro de 2007 com o contra-mestre Lobo, desde 2010 é aluna do estagiário Corujão e faz parte da família LBC.

Em novembro de 2012 montou junto com o Grupo Subverso a intervenção poética Aqualtune - A princesa do Quilombos dos Palmares, montada no intuito de salientar a importância da mulher no Quilombo dos Palmares.

Atualmente a performance é um monólogo. A poesia de Jorge de Lima ganha de fundo o som do berimbau. Em outubro fez apresentação na USP, no I Simpósio Internacional de Religiões e (In)Tolerâncias, em dezembro a apresentação será em Brasília.

Leia mais 
Poesia de Luana Tavares. AQUI
Palmarina é premiada em concurso nacional de poesia. AQUI 
Fotos do Restaurante A Porteira Por Luana Tavares. AQUI
Seja uma seguidora do blog como Luana Tavares. AQUI