Pages

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Informe!! A EQUIPE DO SESC RESOLVEU LEVAR O ESTÁCULO "A BARCA" PARA O DISTRITO DE ROCHA CAVALCANTE, HOJE AS 19:00H.

O Grupo Grial de Dança de Pernambuco já se apresentou por diversas capitais e interiores do Brasil e desde o início do ano, o grupo – com 15 anos de história – já passou pelo Rio de Janeiro, Piauí, Ceará, Fortaleza, Espírito Santo, São Paulo, e Rio Grande do Sul. Nesse sábado, 24, estará se apresentando em União dos Palmares, na praça do Alto Cruzeiro.

Criado em 1997 por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo, o grupo é o primeiro que apresenta uma mistura de dramaturgia e dança. Os artistas encenam a dança pernambucana cavalo marinho, que se agrega ao teatro e a personagens que interagem com o público.

Experiência lúdica e erudita

Para a coreógrafa e criadora do Grupo Grial de Dança, Maria Paula Costa Rego, que há 33 anos mistura dança e literatura, a passagem por outras cidades vai além de uma experiência cultural:

– Acho que além do ganho pessoal de cada um, com a grandeza cultural e artística do Brasil, o artista ganha quando percebe que o público corresponde com a arte dele, com a maneira como se expressa. Cada público é diferente em sua forma, mas todos agregam de diferentes maneiras.

Maria Paula adianta que o público pode esperar um espetáculo lúdico que salienta e ressalta o índio e o negro, inspirados nos grupos brincantes, além de passar pelo erudito. A literatura cria vida no espetáculo com 14 integrantes no palco (nove brincantes e cinco bailarinas eruditas).

A Barca conta histórias populares e eruditas, em um espetáculo lúdico, poético e musical. Tudo na sua construção cênica do universo do cavalo marinho para construir contações de histórias universais como Dom Quixote, Joana D'Arc, Medusa, Romeu e Julieta, Iara e outras. Depois da apresentação em Blumenau, o grupo passa sábado por Rio do Sul, no Parque Norberto Frahn, às 20h, e segue com as apresentações em outras cinco cidades catarinenses.

Serviço:
A Barca
24/11/2012

 
Grupo Grial de Dança  
"A BARCA" PARA O DISTRITO DE ROCHA CAVALCANTE, HOJE AS 19:00H.
Com informações A Notícia

Convite

 Em União dos Palmares...
Em Santana do Mundaú

Exposição sobre artesã palmarina fica até dia 24


A sociedade de União dos Palmares tem até sábado, 24, para prestigiar um dos ensaios fotográficos mais bonitos já feito em nosso município. O fotógrafo Thiago Alexandre, com apoio do Coletivo A Fábrica, fotografou a artesã palmarina Irinéia Nunes. Ela que faz parte, desde 2006, do Registro do Patrimônio Vivo em Alagoas (RPV/AL) é a grande homenageada na programação criada pelo coletivo para o mês da Consciência Negra. A mostra retrata a artesã no seu ateliê, no Muquém, criando suas peças com o artesão Antonio Nunes, seu esposo.

O projeto NEGRACOR: Pintando a Consciência começou no dia 12, com a abertura da exposição Irinéia: Um sutil olhar, e se encerra dia 25 com o Circuito de Filmes Pintando a Consciência, que percorre as escolas da cidade. Durante o evento a população pode assistir shows de rap e apresentações de hip-hop, além de assistir filmes.

Irinéia: Um Sutil Olhar pode ser vista na Casa Maria Mariá, segundo piso. A exposição é uma opção de qualidade na cena cultural da cidade. Em dezembro as fotos irão para a cidade de Murici, onde ficam durante o Festival da Natureza.

Programação completa aqui.

II Fórum Palmarino de Capoeira leva experiências para alunos e mestres

O auditório do Centro Administrativo Antônio Gomes de Barros se transformou nos dias 14 e 15, desse mês, no palco para capoeiristas de União dos Palmares, Maceió e outras cidades de Alagoas. O II Fórum Palmarino de Capoeira, organizado pelo Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares (ACQP), reuniu no local mestres como Lizanel Cândido da Silva, o Mestre Jacaré, que junto com o mestre Nel do Reggae foram os pioneiros do esporte no município de União dos Palmares.

Mestre Jacaré falou do tempo que saía da capital de bicicleta para dá aulas de capoeira em União. Aproveitou o momento para desabafar pela falta de apoio de empresas privadas e da sociedade, que acha que capoeirista é "maloqueiro". Para ele, esse pensamento acontecem por causa de comportamento inadequado de alguns capoeiristas, mas nada deve haver generalizações. 

O vereador Bruno Praxedes, os secretários de Turismo e Cultura, Izabel Maia Gomes e Elson Davi e Mestre Cláudio Figueiredo formaram a mesa de abertura e falaram da importância da capoeira como cultura no Brasil. O
Professor Roberto Martins (Kurujão), do Grupo Luandê-Capoeira, foi um dos palestrantes do evento.

O Presidente da ACQP, Elias "Coelho" disse que "a associação de capoeirista de União está organizada e juntos poderemos fazer com que o esporte venha crescer na cidade". A estátua capoeira Quilombola,  na praça Frei Damião, que será inaugurada dia 19 de novembro, mostra a importância dos capoeiristas na cultura do município.
 
Os mestres ainda demonstraram suas habilidades para a plateia. Como lidam com o lado social, os mestres cuidam dos seus alunos e dão conselhos, muitos são incentivados a voltar a estudar, por exemplo.

A psicologa, Amanda Patrícia Almeida Cavalcante pratica o esporte desde a adolescência. Atualmente ela faz parte do Grupo Abadá, do mestre Camisa, do Rio de Janeiro. Aos 28 anos, Amanda diz que pratica a dança para manter a mente e o corpo, segundo ela a capoeira movimenta todos os músculos e deixa o praticante disposto para outras atividades do dia. Além disso a capoeirista fala que "o esporte é uma filosofia de vida e a maior expressão afro brasileira de todos os tempos".

Nos dois dias do evento foi discutido sobre a papel e valorização do capoeirista e claro muita roda de dança e lutas. O som das músicas que contagiam os adeptos da capoeira tambem contagiou os populares que estavam presentes no auditório da prefeitura.
   
Para ver mais fotos do evento click AQUI
 
Mestres Elias "Coelho" e Cláudio Figueiredo