Pages

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Na terra de Santa Ana



Santana do Mundaú, a Terra da Laranja, ainda demonstra estar em recuperação após 2 anos da enchente que tanto trouxe estragos e sofrimentos para a população. Neste domingo, 18, minha irmã Eliana Neves esteve na cidade onde tirou algumas fotos da cidade e de pessoas com quem tive contato, colegas da Paróquia de Santa Ana.

Mesmo sendo nossa vizinha, basicamente só conheço o centro da cidade. Quando criança, eu e meus irmãos, nas férias escolares, íamos ao sítio dos meus avós paterno na zona rural do município de Santana do Mundaú. Também durante alguns anos minha mãe vendeu tecidos na feira livre.

Em junho de 2010 estive com alguns amigos para um dia de lazer nos famosos banhos nas áreas verdes onde muitas pessoas procuram para recreação com familiares e amigos. Registrei este momento tirando algumas fotos na passagem do carro. veja aqui.

Um registro triste e lamentável é a situação do Rio Mundaú que sofre com o assoreamento em todo o percurso que corta a cidade. Isto ocorre devido o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo do rio. E como conseqüência nos períodos de grandes chuvas provoca enchentes. Infelizmente, esgoto a céu aberto e precária coleta de lixo não é particularidade somente de Santana do Mundaú outras cidades também padecem desse mal. O Rio Mundaú é um riacho fraco que escorre pela cidade arrastando o sofrimento de seus moradores.

Visando os festejos da padroeira no início de 2013, a Matriz de Santa Ana cujo Pároco é Pe. Nilto, já recebeu uma nova pintura, as camisetas da festa já estão à venda (R$ 20,00) e em breve sairá a programação da festa.

Um fato interessante na economia agrícola do município é a produção e comercialização de banana comprida por parte de alguns produtores de laranja, já que segundo eles, a banana é mais rentável do que a laranja. veja a reportagem, aqui.

Que Santa Ana, padroeira da cidade, proteja toda a zona da mata.
 
Mais fotos, click AQUI