Pages

sexta-feira, 4 de março de 2016

Editorial: Sobre inferno na política e política infernal

Como decisões judiciais contra gestores suspeitos ampliaram o poder destrutivo das crises políticas 

Reportagem de capa desta edição do CadaMinuto Press expõe em detalhes um dos mais graves exemplos do poder destrutivo que as situações de instabilidade política vêm impondo a milhares de alagoanos em 12 municípios. Causada por uma enxurrada de atos ilegais denunciados às autoridades, uma série de afastamentos de prefeitos de seus mandatos está desmantelando serviços públicos já prejudicados pela crise política e econômica nacional.

Gestores afastados tratam do assunto como vítimas de adversários políticos. E integrantes do Judiciário e do Ministério Público alegam que aplicam a lei para evitar maiores danos ao interesse comum dos cidadãos. Mas somente quem vive no centro desse purgatório sabe o quanto sofre com as sucessivas mudanças de gestores, sem soluções definitivas ou realmente justas.

É catastrófica a realidade política de União dos Palmares, narrada pela jornalista Candice Almeida com o auxílio de vozes de diferentes frentes políticas do município. As cinco trocas de prefeito desde outubro somente ampliaram, nas gestões atuais, o caos de administrações passadas, comprometidas com coronéis regionais e com a prática de ilegalidades.

Com base na diferença entre a prática e os discursos desses gestores alvos de decisões judiciais, não é muito apropriado assegurar que há alguma perseguição da Justiça. Pelo contrário, a perseguição flagrante é contra os direitos dos cidadãos e eleitores, seja em União dos Palmares ou em Rio Largo, Limoeiro de Anadia, Tanque D’Arca, Japaratinga, Atalaia, Piranhas, Viçosa, São Luiz do Quitunde, Campo Grande, Coqueiro Seco ou Joaquim Gomes.

Porque todos os afastamentos partiram de fatos, suspeitas de irregularidades minimamente providas de indícios de provas. Cabe a crítica à contaminação da Justiça e do Ministério Público pelos embates políticos? Talvez. Mas o líquido e certo é o alto preço de se ter gestores sem a menor habilidade para cumprir compromissos com o povo carente de Alagoas.

Como o leitor vai ver nas próximas páginas, há quatro meses que não chega remédio em União dos Palmares, por falta de pagamento aos fornecedores.

Em 2012, o prefeito palmarino afastado, Beto Baía (PSD), derrubou um dos últimos donatários de currais eleitorais de Alagoas, o ex-governador Manoel Gomes de Barros. Porém, novamente substituído pelo vice Eduardo Pedroza, e de mãos dadas com Mano, Beto Baía desabafou para a reportagem: “Conheci o inferno ao entrar na política, o sonho se tornou pesadelo”.

Poderia a população responder aos “prefeitos” de União e aos demais gestores que se revezam na destruição dos serviços públicos: “Pior foi conhecer a política infernal implantada por quem prometia ao eleitor que transformaria o pesadelo em sonho, há quatro anos”.

Porém, o povo, infelizmente, parece não mais ter força nem coragem para reagir contra tais desmandos. Só resta ao eleitor guardar na memória a lista dos irresponsáveis que firmaram acordos políticos alheios às necessidades da população, para bani-los da vida pública, enquanto o Judiciário não conseguir definir o sentido de justiça.

Este editorital está publicado na Edição nº 121 do jornal CadaMinuto Press, nas bancas desde a manhã desta sexta-feira (4),

Análise das eleições majoritárias em União dos Palmares

A última pesquisa realizada pelo instituto Data Census, entre os dias 27 e 28 de fevereiro, aponta o que muitos já esperavam: a liderança de Eduardo Pedrosa na corrida a prefeitura de União dos Palmares.
 
Vejamos os números: Eduardo Pedrosa (PMN) 35%, Areski Freitas (PMDB) 22%, Zé Alfredo (PROS) 22%, Manoel Gomes de Barros (PSDB) 5%, Francelino do PT 1%, prefeito afastado Beto Baia (PSD) 0,5%, Dr. Paulo (PPS) 0,5%, os indeciso somam 13,5%.

Vale salientar que, o objeto do marketing eleitoral, nunca é o eleitor politizado, é o eleitor indefinido, indeciso ou neutro – o indiferente à política – que pode ser mudado, e muda, e que constitui a maioria do eleitorado. E esse número de indecisos pode mudar a eleição.

Mas o que o eleitor e a classe política querem saber é o porquê dessa ascensão meteórica de Eduardo Pedrosa. Evidentemente que vários fatores contribuíram para esse isso: a péssima, bisonha, desastrosa e corrupta administração de Beto Baia, a união e parceria deste com Manoel Gomes de Barros, o escândalo envolvendo a ex-primeira dama Conceição Baia denunciada por improbidade administrativa, a dúvida que o eleitor tem em relação a candidatura de Kil Freitas  – se ele realmente está apto para disputar a eleição -, e principalmente, o carisma, credibilidade e a eficiência na ações administrativas que, mesmo em tempos de crise, ele tem realizado no curto espaço de tempo uma administração digna de aplausos e confiança por parte do eleitorado. Isso tem contribuído de forma direta com a ascensão de Eduardo.

Um fator que tem sido determinante para esse desempenho de Eduardo nas pesquisas, tem sido sua equipe de trabalho, como também o prestígio a seu grupo político, correligionários, amigos e lideranças políticas da cidade, está em contato permanente com a população, não fica no gabinete, atende nas ruas, e não promete aquilo que não pode cumprir, o que não ocorria com Beto Baia; essa é a grande diferença.

Afirmei aqui por reiteradas vezes que, essa junção entre dois desafetos de primeira hora, Beto Baia e Manoel Gomes de Barros foi um tiro mortal para o ex-governador, porque enquanto a população repudia e não quer nem ouvir falar em Beto Baia,  Manoel Gomes tem sido o maior defensor do prefeito afastado. Tanto é que, grande parte dos secretários na estrutura da administração foram indicados por ele para ocupar as principais secretarias. Por mais que o ex-governador queira negar, não adianta, porque todos sabem que ele tenta a todo custo a volta do “fantástico” Beto Baia.

Também pesa contra o ex-governador, o envolvimento do seu filho, o ex-deputado Nelito Gomes, na Operação Taturana,  e recentemente os crimes de injúria racial praticados contra o vereador Paulo César.

Manoel Gomes de Barros que já foi praticamente tudo que a vida pública pode oferecer: prefeito, secretário de estado, deputado estadual, vice-governador e governador, hoje, vive em uma situação calamitosa e de desespero político, os números da pesquisa não me deixam mentir, tudo isso, devido aos inúmeros erros cometidos por ele.  isso é a fato!

O ex-prefeito Areski Freitas – que vem empatado com Zé Alfredo na segunda posição -, tem levado vantagem devido a dois fatores: a divulgação de suas ações administrativas enquanto prefeito de União dos Palmares, usa muito bem as mídias sociais e o caos na administração do prefeito Beto Baia. O que pesa em relação a Kil de Freitas é essa incerteza jurídica, mas caso esteja apto, será o adversário direto de Eduardo Pedrosa, salvo acidente de percurso.
Entretanto, faltam sete meses para as eleições, nada está definido,  essa pesquisa é apenas um indicativo e muita coisa deverá ocorrer nesse período, porque surgem os acordos políticos, os conchavos, podem surgir fatos novos de repercussão, que podem acabar em questão de minutos, com  uma candidatura, mesmo que essa esteja disparadamente a frente dos adversários.

Tenho dito que, eleições são definidas antes do dia da votação, o dia do pleito é apenas um complemento, a hora de colocar em prática tudo o que foi feito no decorrer da campanha, antes dela, e também ao longo de sua vida pública. Explico: as eleições são definidas a partir do fechamento da chapa majoritária, e principalmente dos acordos que são firmados com lideranças, partidos políticos, estrutura da campanha, apoio em todos os níveis, uma boa equipe de coordenação, uma militância atuante, colocar em prática tudo aquilo que foi definido e estrategicamente estudado para depois tentar tirar o máximo daquilo que o adversário direto tem de melhor em termos de apoio, para tentar enfraquecê-lo.

Não é nenhuma surpresa o bom desempenho do empresário Zé Alfredo nas pesquisas. Ele antecipou a campanha eleitoral e vem em ritmo acelerado desde o ano passado, quando pratica o assistencialismo nas comunidades carentes do município. Essa semana, houve uma debandada do grupo do PROS, partido do empresário, o que certamente irá prejudica-lo. Mas, o que, sem dúvida, vai atrapalhar seus planos é a sua forma prepotente, radical e arcaica quando se trata de política-partidária. Esse filme já vimos antes com o ex-governador Manoel Gomes, isso nos tempos de hoje já não funciona.

Entretanto, não se pode descartar a candidatura e jamais desprezar o nome de Zé Alfredo, as pesquisas mostram aquilo que já esperávamos em relação aos candidatos, ela não apresentou nenhuma surpresa.

A escolha do candidato a vice-prefeito das chapas será de fundamental importância para o sucesso nesta eleição. Assim como Eduardo Pedrosa foi decisivo para a vitória de Beto Baia, nessa corrida eleitoral não será diferente!
Outro fator importante é quem conquistar o apoio dos Calheiros – leia-se Renan, Renan Filho e Olavo Calheiros -, terá dado um passo importantíssimo – eu diria decisivo – as pretensões de conquistar a prefeitura palmarina. Entretanto, quem conhece o estilo Renan Calheiros de fazer política sabe que ele “não tem ideologia politico-partidária, não tem partido, não tem amigos”, ele é aquele que estiver na iminência de vencer a eleição, ele é o poder!

Os demais candidatos não têm nenhuma chance, vão para a disputa para ganhar visibilidade e tentar, quem sabe, no próximo pleito, uma vaga na Câmara de Vereadores.

Portanto, vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e o momento de a campanha ir para as ruas, aí sim, teremos uma visão mais ampla do quadro majoritário em União dos Palmares. Mas pouca coisa deverá mudar em relação ao posicionamento dos candidatos. Fato é que, se as eleições fossem hoje, o prefeito Eduardo Pedrosa venceria o pleito com uma boa margem de votos.

Fonte: Pagina181.com.br

Quizumba!

Inspirado no andamento de uma roda de capoeira, o espetáculo é um misto de jogo, canto, dança e teatro. No centro da roda dois meninos que estão (re)descobrindo o mundo. 

Mestre Benedito é quem rege esta brincadeira, utilizando-se de elementos plásticos e musicais. Dando cor e vida aos personagens, o mestre viaja no tempo narrando a história do menino Francisco, o Zumbi dos Palmares, para ensinar seu discípulo Pastinha como equilibrar covardia e valentia e enfrentar os desafios da vida. 

Com direção de Camila Andrade e dramaturgia de Tadeu Renato, Quizumba! estreou em 2011 no Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora-SP. Realizou temporadas na cidade de São Paulo e desde então circula por diversas cidades do interior do estado. Esteve também em Goiana-GO e Salvador-BA, nesse último a convite do Festival Internacional de Teatro “A cena tá preta”. 

O projeto Quizumba na Raiz propõe a circulação do espetáculo, a realização de oficinas de compartilhamento do processo de criação e rodas de conversas com a equipe de criação. 

Este projeto tem a produção geral e idealização do Coletivo Quizumba e produção Nordeste da Decanter Articulações Culturais, e produções locais.

UNIÃO DOS PALMARES (AL) Local: Povoado do Muquém - Zona Rural de União dos Palmares Dia 04.03 - Espetáculo Quizumba Horário: 16h Dia 05.03 - Oficina Compartilhamento do Processo Artístico Horário: 9h30 às 11h30

Palmarinos com as celebridades