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domingo, 10 de janeiro de 2016

Destruição do PETI em União dos Palmares causa revolta e indignação a secretário

O secretário da Ação Social de União dos Palmares, Nildo Calixto, visitou nesta sexta-feira, (8), as instalações do Programa de Erradicação Trabalho Infantil (PETI). Calixto ficou indignado com o total abandono e descaso naquela importante instituição.
 
Depois da visita de inspeção, o secretário falou de sua indignação. “Estou indignado com o que acabo de ver aqui no PETI. É um absurdo a ausência do poder público nesse local. Parece até que por aqui passou um furacão, nada funciona, tudo destruído. O abandono é total, por isso trouxe a arquiteta e o engenheiro para fazer um levantamento dessa triste situação e de imediato pedi para que fosse feito um levantamento das prioridades do local para que as obras sejam iniciadas imediatamente! Essa é a determinação do prefeito Eduardo Pedrosa. Nossa intenção é que o PETI volte a funcionar o mais rápido possível, o que não é admissível é que as crianças e adolescentes sejam prejudicadas e desrespeitadas”, lamentou.

As instalações hidráulicas e elétricas também não funcionam, tudo está destruído. O prédio esta prestes a desabar, o local está deserto, as paredes esburacadas, insetos passeiam livremente pelas dependências, o matagal toma conta daquilo que deveria ser área de lazer para a garotada.

Conversei com o prefeito Eduardo Pedrosa sobre o estado de calamidade em que se encontram as instalações do PETI.

“Pedi ao secretário Nildo Calixto que convocasse a arquiteta e o engenheiro para verificar a situação, e no relatório que me foi passado, vi que o problema é mais sério do que imaginei, por isso, resolvi ir ao local e lá constatei aquilo que chamo de retrato da destruição, abandono e irresponsabilidade. Teremos muito trabalho para reformar aquele setor que é de fundamental importância para o bem estar social das crianças e adolescentes. Farei o possível para que em breve possamos dotar o PETI de condições dignas para aqueles que lá frequentam”, afirmou o prefeito Eduardo Pedrosa.

Calixto esteve acompanhado do engenheiro Bernar Praxedes e da arquiteta Juliana de Oliveira Freitas. Eles fizeram um relatório da situação do ambiente, o qual será entregue ao secretário e, a partir daí, as obras possam ser iniciadas.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi criado pelo Governo Federal, visando proteger e instruir crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas. É uma forma, também, de incentivo para que esses jovens passem a frequentar a escola.

​O principal objetivo é erradicar todas as formas de trabalho infantil no país, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social de seus beneficiários. O programa oferece auxílio financeiro, pago mensalmente pela Caixa, à mãe ou ao responsável legal do menor, por meio de cartão magnético.

Será que a piscina semi-olímpica vai ser devolvida aos estudantes palmarinos em 2016?

Fotos Bruno Menezes

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5 coisas que um bom professor NUNCA deve fazer



Você quer se tornar um professor cada vez melhor?

Descubra 5 atitudes que um bom educador nunca deve tomar com a sua classe.

A maioria dos professores dá o melhor de si para os seus alunos, procurando tornar o aprendizado o mais prazeroso o possível. Entretanto, nessa busca pelo acerto, alguns erros podem ser cometidos – erros esses que, em alguns casos, podem gerar consequências sérias que se estenderão por toda a vida futura dos estudantes. Para se certificar de que você realmente está conduzindo as suas aulas da melhor forma, confira 5 coisas que um bom professor jamais deve fazer

1 – Tratar mal seus alunos
Por mais bagunceiros que os seus alunos sejam e mesmo que eles façam com que você perca a paciência às vezes, nunca os trate de maneira desrespeitosa. O aprendizado depende muito da forma como a sua aula é conduzida e, definitivamente, comportamentos constrangedores e/ou desrespeitosos não ajudam nem um pouco no processo. 

2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula 
Alguns estudantes prestam atenção nas aulas, entretanto preferem ficar quietos. Por que obrigá-los? Chamar os alunos pelo nome pedindo que eles continuem a sua explicação, por exemplo, é uma atitude bastante intimidadora que pode causar medo e vergonha no estudante, traumas podem acompanhá-los durante toda a vida. 

3 – Não se atualizar
A educação está em frequente mudança, portanto é essencial que você, professor, também se adapte a elas. Talvez uma aula que você tenha elaborado há 10 anos tenha feito sucesso, mas será mesmo que ela continua eficiente? Tente incluir as tendências digitais nelas, usar vídeos, criar trabalhos interativos, etc. 

4 – Não mostrar a importância do conteúdo
Os estudantes estão cada vez mais exigentes, portanto prender a atenção deles tem sido uma tarefa difícil. Falar que eles precisam estudar um conteúdo porque você quer ou porque cai na prova, por exemplo, são formas erradas de estimulá-los. Ao invés dessas, procure mostrar que o assunto é relevante com exemplos práticos, aplicáveis no cotidiano. 

5 – Não estabelecer objetivos
É essencial que você explique desde o primeiro dia de aula qual é o objetivo do curso, bem como os métodos que você usará (aulas interativas, tradicionais, materiais de apoio) e o que você espera da classe. A melhor forma de criar aulas proveitosas é alinhando as suas expectativas às dos alunos e, para fazer isso, nada melhor do que uma conversa.