Pages

quarta-feira, 13 de junho de 2012

"A PJMP Foi Fundamental na Minha Vida" Edja Paulino dos Santos


Com o tema Não Deixe a Lamparina Apagar, a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) movimento ligado à Igreja Católica, está comemorando 30 anos no Estado de Alagoas. O lema desse ano foi "PJMP 30 ANOS: Muita Reza, Muita Luta, Muita Festa no Meio Popular".

A cidade escolhida para as programações foi União dos Palmares onde militantes de várias cidades alagoanas estiveram reunidos de sexta-feira a domingo, dia 10. Na programação palestras, dança circular, noite cultural, missa, visita a Serra da Barriga e encaminhamentos das ações desenvolvidas durante os três dias de encontro. Segundo Edja Paulino dos Santos, os visitantes estavam dormindo em locais diversos de União como: UNEAL, Sinteal, Pastoral da Criança e no Centro Paroquial onde ficaram também os organizaores.

No total 120 pessoas estiveram na cidade para as comemorações e um representente por cidade ficou responsável para arrecadar alimentos. Produtores rurais de União também doaram alimentos aos organizadores do movimento.

Além da PJMP, a Igreja Católica tem diversas pastorais como: Pastoral da Terra, Pastoral da Junventude Estudantil, Pastoral Juventude Rural e outras. Aqui em União dos Palmares a PJMP recebe jovens carentes para discutir assuntos religiosos, sociais e políticos. Esses encontros são realizados aos sábados. Com isso os militantes esperam que esses adolescentes tenham uma mudança política e de valores. A PJMP da cidade oferece aos estudantes carentes Cursinho Pré-vestibular Popular da PJMP com um total de vagas até 40 pessoas.

A PJMP de União é composta por 20 membros, onde os mesmos são chamados de "base". Já os ex-integrantes ou aqueles que ainda têm alguma ligação são chamados de "militantes, apoiadores e assessores". Para Edja o afastamento é "um processo natural já que muitos já adultos, começam a trabalhar, se casam, vão para outras cidades, mas que de alguma maneira ajudam nas atividades do grupo. O movimento é um berçário e que as pessoas vão procurando outros rumos, mas já com base para uma vida melhor."

Aos 26 anos e 12 de PJMP, Edja salienta que o movimento foi fundamental em sua vida e que há uma união forte entre os participantes e que é normal ouvir depoimentos de outros jovens ligados à PJMP. Segunda ela se não fosse a ajuda, a orientação da Pastoral, esses jovens não saberiam onde estavam hoje.

Outros organizadores da PJMP de União dos Palmares estavam presentes: Luana Tavares, Thais Patrícia, Rosemeire,
Wellington (Wicca), Sérgio Rogério e outros.



Danças na Serra da Barriga

I Conferência Municipal de Cultura de União dos Palmares

Foto Google

Prefeitura Municipal de União dos Palmares, Prefeito ARESKI DE FREITAS JR., Vice-Prefeito ADEILDO SOTERO, através da Secretaria Municipal de Cultura, Secretário ELSON DAVI, convida Vossa Senhoria para participar da I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA – CONSTRUÍNDO O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA - 2012/2022, nos 15 e 16 de junho do corrente ano.

Programação:

15 de junho – Sexta-feira

Local: Auditório da Prefeitura

18:00h – Credenciamento

19:00h – Apresentação Cultural

19:30h – Mesa de abertura da I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

20:00h – Palestra: CULTURA PALMARINA

16 de junho – Sábado

08:00h as 10:00h – Credenciamento

09:00h as 12:00h – Discussão dos Eixos Temáticos

12:30h – Almoço

14:00h – Discussão dos Eixos Temáticos

16:00h – Plenária Final

Atenciosamente,

ELSON DAVI DA SILVA CARDOSO

Secretário Municipal de Cultura