Pages

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO – O bom professor (1)


Não somos. Fazemo-nos em processo.

Ser bom professor difere de ser melhor professor. O primeiro não existe, imagina-se. O segundo forma-se em processo. É construção permanente, enquanto professor estiver. Para considerar algo, ou alguém bom, ele deve sê-lo em todos os contextos e situações. Isso não existe. Homens e mulheres são imperfeitos. Estamos sujeitos às vicissitudes do cotidiano; aos nossos próprios enganos. Ser perfeito e sê-lo em todas as circunstâncias é uma necessária utopia humana criada pela própria cultura humana.

O professor forma-se mediado permanentemente por três instâncias: experiência, formação e empenho. Isso vale para o ‘melhor professor’ e o ‘pior professor’. O empenho e o desempenho podem ser para melhor ou para pior. Assim como professores tornam-se melhores com o tempo de experiência e com as formações, outros podem regredir. O tempo aperfeiçoa nosso ser/estar; as formações podem contribuir para tornar nossas ações/atitudes críticas ou conformes; e o empenho, no sentido ativo qualifica o trabalho do professor como instigador de ações transformadoras e emancipadoras.

Para ‘julgar’ se um professor é bom, melhor ou ruim é necessário observações de quem o conhece de perto, que convive e conhece principalmente seu empenho. Alunos, colegas de trabalho, parceiros de lutas e o comportamento são instâncias que compõe o quadro de elementos que podem servir de base para uma avaliação justa, quando necessária. Nenhum destes elementos isoladamente deveria ser usado como parâmetro para qualquer tipo de avaliação de um professor.

Enfim, professor não deveria ser avaliado e julgado, mas ser acompanhado. Avaliar significa diferenciar um professor do outro. No entanto, todo professor, vez ou outra, precisa de ajuda, e sempre pode ajudar seus colegas. Acompanhar significa orientar para que seu empenho se qualifique. Junto com a orientação que um acompanhamento implica o professor precisa de dignidade, de respeito, de condições adequadas para o seu trabalho e sua formação. Todo o mais, inclusive a tão pretendida transformação social irá acontecer em processo.