Pages

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Jorge de Lima: As Pessoas De Mira-Celi

Roselis é uma que se livrou do exílio entre os mercenários e tem os cílios embebidos do mais puro unguento.
 
No seu olhar há indícios de grandes poemas e em seus quatorze anos ela é uma promessa de carne e de luz.
 
Em sua permanência entre sórdidos escravocratas conseguiu deixar intacto este orvalho divino que lhe cobriu os seios, quando era menina.
 
E há no seu andar certo orgulho inocente, como o orgulho da noite iluminada de estrelas.
 
Roselis liberta ofereceu-se para constituir-se em seu marco, de um laguna estelar, porque ela é meio ondina até o ventre ou pouco acima.
 
O certo é que vão renascer nos seus peitos de neve dois gêmeos ou dois cisnes ou dois diapasões de bronze que acordarão o mundo para encher-se de poetas.
 
Roselis, a salva dos escravocratas, conseguiu ficar selada entre os açoites e as lanças, entre os unicórnios e as lufadas.
 
O corpo de Roselis pode vingar-se como a bola de neve que rolará sobre os lobos famintos.
 
Mas prefere dissolver-se em neblina e umedecer as pálpebras dos poetas tristes.
 
 
Jorge Mateus de Lima foi um político, médico, poeta, romancista, biógrafo, ensaísta, tradutor e pintor brasileiro. Inicialmente autor de versos alexandrinos, posteriormente transformou-se em um modernista.

Programação da Festa de Santa Maria Madalena 2018


Cantor Cesar Sally ex-Limão com Mel
 Banda Garota Sertaneja
Cantor Missinho

 Cantor Eduardo Pollozzi

 Leandro Berar 

Banda Conde do Forró

 Pitú o Rei da Farra

Praça Pe. Cícero, o “point” social de União dos Palmares

Estava lendo uma postagem no Site Folha Serrana, do amigo Nicanor Filho, onde ele aponta sobre a Praça Padre Cícero "Não há mais quem possa contestar. A Praça Padre Cícero se tornou o ponto de encontro das famílias de União dos Palmares".

Realmente não tem como contradizer essa informação. Atualmente, das praças que temos no município essa é a que desempenha melhor função social em União. É ocupada o dia todo pela população palmarina por diversos motivos.

O lugar tem feira livre, estudantes da zona rural esperam seus transportes, ambulantes e comerciantes comercializam em seu entorno, eventos alternativos como: leitura de livros e poemas, show de músicas, encontros políticos e até religiosos acontecem na Praça Padre Cícero.

Nicanor enumera na sua reportagem "No horário da tarde, as sorveterias e lojas de açaí ficam lotadas. São jovens e pais de família que levam seus filhos para um sorvetinho e um bate papo com amigos. A praça fica muito bonita e alegre e ainda tem um grupo de amigos que todas as tardes disputam partidas animadas de dominó".


E finaliza "A noite, além das sorveterias e lojas de açaí tem os espetinhos com macaxeira e caldinho. O público da noite é maior ainda. Centenas de famílias ficam horas degustando espetinho de sabores variados, com cerveja, refrigerante e um caldinho delicioso".


A Praça Padre Cícero já passou por reformas e algumas delas polêmicas. hoje em dia, se tornou o ponto urbano mais agradável da cidade de União dos Palmares.

Com informações de Nicanor Filho.

Leia também
Praça Padre Cícero vira cenário para os amantes do rock  AQUI

Alguém se lembra do "Negrinho Mijão" que ficava na Praça Padre Cícero? AQUI

Encontro Literário estimula leitura em União AQUI

Praça Padre Cícero e Arara Por Maikel Marques AQUI


 Praça Padre Cícero, antes da reforma.