Pages

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Qual o seu poema preferido de Jorge de Lima?


Próximo dia 23 é a data de nascimento do poeta palmarino Jorge de Lima, que nasceu em 1895. Nas escolas de União dos Palmares e nas redes sociais, como Facebook, os conterrâneos expõem trabalhos e falam de seus poemas e livros preferidos do autor. O 'príncipe dos poetas alagoanos' recebeu ao longo dos anos várias homenagens. Entre elas, o seu nome em praça, escola, biblioteca e museu.

Para o professor Adriano Marques, Jorge de Lima é de grande importância para o município, "ele deixou um legado grandioso para todos, principalmente aos estudantes que a arte de escrever é possível. Mostrou com todas as evidências a historia da escravidão em verso e prosa". O seu poema preferido do escritor é 'Essa negra Fulô', um dos poemas favoritos dos leitores que o Blog entrou em contato.

A estudante Naná Gomes também prefere 'essa negra Fulô' e completa "ele foi um grande poeta, escritor e trouxe reconhecimento. Afinal, é um orgulho enorme saber que ele nasceu no 'berço da liberdade' e teve raízes palmarinas!". Esse orgulho é visível nas conversas com outras pessoas. "Eu gosto de saber que o 'Príncipe dos poetas' leva o nome da nossa cidade aos quatro cantos do mundo despertando emoções, como acontece comigo. Acho espetacular estar em outras cidades e Estados e me deparar com referências ao Jorge, desde livros a pichações gritando os sentimentos do poeta em muros por aí. Não tem como o coração não pulsar de orgulho", diz Maria Sol Aragão.

Dentre as homenagens nas redes sociais, muitas falam do poeta como patrimônio da terra. A professora Jaiane Lima diz que o poeta é "motivo de orgulho, dentre tantas dificuldades encontradas em nosso município desde seu início, assim como Zumbi que lutou pela liberdade de nosso povo, Jorge de Lima foi um guerreiro que lutou pela liberdade de nossas mentes, nos presenteando com suas obras tão reflexivas". Jaiane destaca o livro O Anjo e o poema Anjo Daltônico.

O poema "O acendedor de lampiões" foi citado também foi citado por muitos. Entre eles a estudante Milena Medeiros e o Secretário de Infância e Juventude de União Sérgio Rogério, que sempre convidado para recitar os poemas do autor. E pela Professora Rosineide Gomes diz "o nascimento do poeta é no mesmo dia do aniversário do meu filho Artur". E completa "ele é uma boa referência para incentivar nossos novos poetas na cidade. Tinha que se trabalhar mais as poesia dele nas escolas". Opinião parecida tem a professora Joelma Soriano que vem fazendo trabalhos sobre a obra o poeta com seus alunos, na escola Jairo Correia Vianna. Para ela, a obra de Jorge de Lima "está muito valorizada hoje em dia".

Para finalizar o fotógrafo Ladorvane Cabral diz "amo o poema Serra da Barriga!"

E você amigo/leitor qual o seu poema preferido de Jorge de Lima?

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!