Pages

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Você se considera uma cidadã do seu tempo? Por Jislayne Santos


Sim! As coisas atualmente é diferente de antigamente ou seja não são iguais, a violência que temos hoje em dia é algo assustador. Nessa era moderna a agressão contra as mulheres e o assédio sexual é muito preocupante. Não que no passado não tivesse crueldade, mais hoje está pior. 

Algumas coisas estão melhores hoje, como as condições financeiras da população pobre devido à Bolsa Família que ajudar bastante, anos atrás milhares de pessoas não tinham o que comer, se comece na parte da manhã não sabia se alimentava no almoço ou no jantar, se tivesse algo era farinha com manjuba.

Essa modernidade presente como celulares, internet, tvs, sons entre tantos outros eletrônicos facilitando nossas vidas, antes se quisesse falar com alguém distante era por cartas na atualidade usamos mensagens ou ligamos. Tudo é rápido.

Podemos dizer que temos tudo na mão, só falta ter dinheiro, pois temos trabalhadores que trabalham tanto e no final do mês o que recebem não dar para o básico de sua família. Dispormos de mais liberdade de fazer o que queremos sem se preocupar com censuras.

As escolas são estruturadas o um ensino é bom para quem quer estudar, e com esforço podemos arrumar trabalho, coisa que antes não era assim, o ensino era ruim e só levava ao trabalho quem possuía dinheiro.

Temos que agradecer a DEUS pelo o que temos hoje e não ficar reclamando das coisas. Mesmo que os políticos sejam corruptos e as pessoas se tornam ladrões e assassinos temos que fazer nossa parte como sociedade. 

O policiamento é bom, as vezes lermos notícias ruins de envolvimento dos policias em roubos, na minha opinião a culpa é dos políticos (governo) que pagam mal e as vezes fica sem pagar seus salários então como trabalhar sem receber?

Temos um país moderno e com vários problemas mas a culpa não é toda deles (políticos) a culpa é nossa também.

Por isso me senti uma cidadã do meu tempo.


Jislayne Santos da Paciência, aluna do 8 Ano "B", da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros.   

União dos Palmares receberá maior recuperação já realizada pelo Pró-Estrada


“É como se a gente vivesse em uma ilha; entrar e sair é sempre muito difícil”. É assim que o motorista da Associação dos Taxistas de União dos Palmares, Rubian Nunes, descreve a rotina de deslocamentos diários entre o povoado Santa Fé e o centro da cidade. Há mais de 10 anos, as ruas e os acessos do município não recebem nenhum investimento estrutural.
Contudo, esta ausência de mobilidade urbana na região está bem próxima de acabar. Agora, quem chega e transita ao longo da cidade vai encontrar uma nova União, mais segura, receptiva e desenvolvida. E a mudança começou na terça-feira (8), com o início da recuperação asfáltica de cerca de 20 quilômetros de vias urbanas e dos dois acessos ao município, por meio do programa Pró-Estrada.
“Vixe, vai melhorar e muito. A situação das nossas ruas hoje está triste, não está boa não. É muito buraco em todo lugar e há tempos não é feito nenhum serviço para melhorar essa situação. Para mim que sou motorista vai ser uma grande ajuda, pois, hoje, gastamos muito com manutenção do veículo, por conta da estrada. Com a mudança, até o tempo de viagem vai reduzir; todo mundo sai ganhando”, revela Rubian Nunes.
Se para Rubian a qualidade das vias está diretamente ligada à segurança e redução de custos no cotidiano do expediente, para a moradora Alcione Valença, a mobilidade é prejudicada, sobretudo, nos trajetos dentro da cidade. Todos os dias, a digitadora precisa se deslocar para o trabalho e se depara com ruas cheias de buracos e pouca infraestrutura.
“Moro aqui em União desde que nasci. É complicado ter que andar pela minha cidade e tomar cuidado constante com os buracos; é a nossa segurança né? O meu marido precisa ir a Maceió todas as semanas para trabalhar e para entrar e sair do município a situação é a mesma. É uma obra muito aguardada por todos nós; vai melhorar 100%”, destaca Alcione Valença.
Com a reestruturação, liderada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o município ganhará outro ritmo turístico, cultural e econômico. Os serviços darão um novo fôlego para União, que enquanto maior polo da Zona da Mata alagoana conduz o fortalecimento socioeconômico de toda a região.
Junto com os trabalhos de recuperação asfáltica, o Pró-Estrada atuará ainda com a implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo dos 20 quilômetros reestruturados na cidade. Assim como União dos Palmares, mais de 40 municípios já foram beneficiados com o programa, como explicita o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
"Há um ano, o governador Renan Filho lançou esse grande programa. Desde então, o Pró-Estrada tem mudado totalmente a vida dos alagoanos, melhorando a autoestima, a segurança e a comodidade, além de deixar as cidades mais bonitas.Desta vez, na Zona da Mata, vamos dar mais um passo nesse sentido, com a maior recuperação já realizada pelo programa, em União dos Palmares", ressalta o secretário.
Agência Alagoas