Pages

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ritual da Lavagem da Casa Jorge de Lima e Missa na Matriz

Aconteceu pelo segundo ano consecutivo o ritual de lavagem na Casa do Poeta Jorge de Lima, na verdade o ritual de água com aromas foi destinado à Praça Basiliano Sarmento, visto que a casa está com o memorial, e com isso não poderia haver a lavagem.

A concentração dos religiosos foi no jardim da prefeitura de União dos Palmares, a maioria com roupas brancas e colares, chamavam a atenção das pessoas que alí passavam, como também por todo o percurso onde se íniciou, na Rua Mal. Deodoro Fonseca os populares e funcionários das lojas paravam para ver a dança e a música.

Houve também a missa das matrizes africanas na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, Padre Francisco, foi quem celebrou a missa todo à caráter. Parém olhares estranhos de alguns fies ápaticos ocasião, revelou estranheza (uma senhora me confessou que não conseguiu entrar na igreja). A celebração foi muito bonita e era visível que muitos que doutrinam o candomblé estavam felizes e despreocupados com os olhares insatisfeitos de alguns.

No mas, a festa terminou na praça, onde ao som de músicas e tambores o público presente ficou maravilhado.