Pages

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Procura-se

Procura-se José Nunes da Silva

Contatos: 
82: 9902-1403 Valdeci Nunes
81: 9556-5300 Rafael Nunes

O que é ser PROFESSOR? Por Maria Elizabete

Conhecendo essa profissão como conheço e de fato muito bem, posso sem dúvida alguma me expressar com propriedade naquilo que digo, sinto e vivencio cada vez que entro em sala de aula. De acordo com a origem, a palavra professor deriva do latim professum, que por sua vez vem do verbo profiteri: "declarar perante um magistrado, fazer uma declaração, manifestar-se; declarar em alto e bom som, afirmar, assegurar, prometer, protestar, obrigar-se, confessar, mostrar, dar a conhecer, ensinar, ser professor" (Houaiss).
 
Mesmo com uma infinidade de significados, cada docente cria sua própria definição que é aprimorada nos momentos de interação com os discentes, com as mudanças cotidianas, com a violência, com a tecnologia entre muitos outros fatores que altera o sentido do ser professor. Com isso o mestre precisa está cada vez mais preparado, se identificar com a profissão, trabalhar com amor e não por amor, acompanhar o desenvolvimento tecnológico, o novo ritmo dos estudantes tendo consciência que é um profissional polivalente e o único que forma todos os outros profissionais. 
 
É alguém que luta diariamente pra fazer um mundo melhor, mais humano, crítico, responsável, que acredita na mudança, na conquista, na esperança, na força dos educandos em busca de uma saída para esta realidade que massacra e diminui os menos favorecidos. É ser um eterno estudante, psicólogo, advogado entre muitos outros profissionais incorporados pela necessidade de resolver um problema do outro, que por hora assumimos com voracidade para defendermos aquele por quem damos o melhor da nossa profissão.
 
Ser professor é ser um profissional sempre em construção, em aperfeiçoamento contínuo, infinito, um eterno aprendiz que constrói, desconstrói e reconstrói, que ensina e aprende, que é transmissor e receptor de preceitos, que é professor e aluno ao mesmo tempo... Portanto, não há um professor igual a outro, cada um é único, significativamente ele será outro sempre que assumir nova turma, que conhecer novos alunos e assim vai se adaptando, se moldando e construindo o futuro.

O que é ser PROFESSOR? Por Adelia Oliveira



Ser professor é fácil, difícil é ser um bom professor. Como já se ouve falar desde sempre ser professor é uma tarefa árdua que vai muito mais além de se planejar e ir para a sala de aula. 


Ser professor é estar preparado para administrar as dificuldades em sala de aula e superar os desafios que nela surge a cada dia. 

Ser professor é ganhar menos do que merece, é você entender que em meio a tantas dificuldades e falta de reconhecimento por parte dos gestores públicos, ainda assim você ensinar porque gosta e não ensinar por falta de opção e entender também que seu aluno não tem culpa nenhuma das más administrações.

"O bom professor não é aquele que dá aula transmitindo conhecimentos, o bom professor é aquele que enfrenta o desafio de encontrar estratégias para motivar o aluno a participar das aulas." 

"O bom professor não é aquele que dá aula se sentindo o dono do saber e sim aquele que é humilde para reconhecer que também aprende com o aluno."

"O bom professor não é aquele que dá aula esperando encontrar a homogeneidade e sim aquele que abraça a diversidade trabalhando a equidade."

"O bom professor não é aquele que dá aula tendo como meta somente a aprendizagem dos alunos, o bom professor é aquele que está sempre avaliando o ensino transmitido por ele." 

"O bom professor não é aquele que dá aulas subestimando seus alunos, o bom professor é aquele que acredita no potencial de seus alunos."

O que é ser PROFESSOR? Por Adriano Marques

É ser excelente, criativo, motivador, criador de ambiente agradável, produtivo e confiante. 

Ensinar o novo, valorizar e elogiar o esforço do aluno. 

Compartilhar experiências.

Saber lidar com as diferenças, auxiliar a desenvolver o pensamento critico.

Estar aberto ao diálogo a qualquer momento e lugar.

Ser inquieto está disposto a aprender.

O bom professor é aquele que não da aula enfadonha, que não humilha e discrimina o aluno, que não possibilita a desenvolver as habilidades e inteligências do aluno.

O que é ser PROFESSOR? Por Celia Vital

Ser Professor é... Professar com fé, amor a profissão. É uma escolha, um dom de se entregar. O Professor se doa ao seu ofício. É esquecer sua vida pessoal ao chegar à sala de aula. É acolher seus alunos como se fossem seus filhos, é tê-los como "filhos temporários".

Ser Professor não é simplesmente chegar na sala de aula, cumprimentar os alunos e proferir suas aulas. É passar horas e horas estudando cada detalhe que irá passar para os seus alunos; Mas também trocar conhecimentos com eles. O professor não nasce Professor e nem sai do Magistério professor. Ele aprende a ser professo dentro de uma sala de aula praticando, aprendendo. Ele é como uma pedra bruta, que vai sendo lapidado. Cada dia que passa é um aprendizado para ele. É fazer de sua casa uma extensão da Escola. Quando seus alunos não entenderem o assunto e o procuram para esclarecer algumas dúvidas.

Ser Professor é escolher um método eficaz, coerente para que leve o aluno ao aprendizado. É aceitar as diferenças em sala de aula de cada, e levar os alunos a aceitá-las também. É chorar na despedida no final do ano, e chorar ao saber que estão sucedidos na vida. É encontrar seus alunos e não conter a emoção ao ouvir os agradecimentos por fazer parte do seu sucesso.

Ser Professor é saber identificar cada olhar, cada gesto do seu aluno, e estar sempre pronto para o ajudar. Ter consciência que está formando cidadãos para a vida. É está sempre estudando para a sua evolução. É provocar o aluno e se deixar ser provocado em assuntos diversos. É se encantar com cada degrau alcançado por eles. É sair da sala de aula com a certeza do dever cumprido, e com amor, responsabilidade, dedicação, respeito. É ser conselheiro, orientador.

Ser Professor é não se ver fora de uma Escola, em outra profissão que não seja o Magistério. Que mesmo depois de tantos anos ainda reluta em se afastar. É saber que o salário não é lá essas coisas, que não é uma profissão reconhecida como merece, mas que é muito, muito gratificante e prazerosa.
 
Ser professor é se realizar em sala de aula. É saber lidar com as quedas, angústias, e sobretudo dar a volta por cima. É saber liderar para despertar nos alunos a vontade de fazer. Acima de tudo amar o que faz.
Tenho muito orgulho de ser "PROFESSORA"!!!

O que é ser PROFESSOR? Por Cleo Bastos



Ser professor hoje é ter a sensibilidade e consciência, para saber lidar com as diferenças, e reconhecer no aluno seu produto de trabalho. É assumir a responsabilidade da profissão que produz cidadãos. 

O bom professor é aquele que não dar aula, mas orienta, media, motivar e gerencia a aprendizagem, este, deve ser fonte de motivação para o aluno. Como promotor da aprendizagem, facilita o acesso aos dados e informações, ao conhecimento acumulado pela sociedade, orientando, executando e avaliando eventos, experiências e projetos, para que ocorra a construção do conhecimento. 


A sociedade atual encontra-se em profunda crise, na qual somos remetidos a repensar nossos valores e atitudes. Por isso, o professor deve assumir enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está. 

Com isso, poder melhorar à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando a população a uma consciência crítica que supere o senso comum, todavia não o desconsiderando. E com isso, forçaremos aos poderes do Estado a compreender a importância e a força desses profissionais. 

Parabéns a todos os professores que construíram e continuam a construir essa sociedade.

O que é ser PROFESSOR Por Cleide Lima



Aprendi a ser professor sendo professor. Tornei-me professor quando percebi que ser professor não é professar linhas, métodos ou didáticas. Ser professor é abrir-se ao outro, às relações. Ser professor é ter uma disposição, uma disponibilidade para ser atravessado pelo mundo. 

É deixar de ser e ser um outro a todo instante. Aprendi a ser professor com olhares, com gestos, com as palavras de meus estudantes. Sempre soube que ser professor era colocar-se entre um ensino e uma aprendizagem... um lugar onde a educação é relação... daqueles que se dispõem a atravessá-la. Um espaço de “ensinagem”, da união entre ensino e aprendizagem. Nesse espaço, o professor é estudante, o estudante é professor, a escola é a afirmação de um espaço relacional.

Gosto de pensar e conviver com um professor que provoca encantamentos, mas que também se deixa encantar por seus estudantes. Encantamentos pelos temas de trabalho, por seu estudo, pelas crianças, por suas escolhas. Alguém que se dispõe aos encantamentos. Um encantamento que movimenta, provoca, desloca, faz com que queiramos sempre mais. 

Para ser esse habitante da escola, é preciso provocar e ser provocado. É essa dinâmica, esse jogo, essa relação, que transforma o professor em estudante! Professor-estudante que se joga nas brincadeiras, nas relações, que dá limites, fronteiras, espaços, que cuida de seu grupo, que cuida de cada um que convive com ele. Alguém que se joga na cultura, enriquece linguagens, compromete-se com as suas escolhas.

Professor-estudante precisa de estudo. Tem de se JOGAR nas letras e livros, nas imagens e sons, nas ideias e pensamentos, nas conversas e discussões. Ler, escrever, discutir, escutar música, ver filmes, saber e sentir as coisas que passam pelo mundo afora... São condições para a ampliação das linguagens que se constroem dentro do espaço escolar.

Pensar no que representa ser professor é pensar na minha vida, com toda a intensidade, todo o afeto e todo o carinho que sinto por ser esse habitante da educação. Quero contar uma história vivida... atemporal, sentimental e que expressa a costura entre ser professor e estudante... das coisas simples e marcantes que essa relação pode nos provocar, transformando toda uma vida. Ainda bem que eu vivi e vivo ser um professor!