Pages

domingo, 18 de novembro de 2012

1ª Cavalgada da Liberdade em União dos Palmares

 

Hoje pela manhã teve a largada para a 1ª Cavalgada da Liberdade, evento dedicado ao Dia da Consciência Negra. Às 6h da manhã, o  ministro do Esporte, Aldo Rebelo deu início ao evento convocando cavalheiros e amazonas para percorrer os 54 quilômetros, com saída de União dos Palmares até a Serra Dois Irmãos, em Viçosa, provável local onde Zumbi foi morto por tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.

Descontraido o ministro Aldo Rabelo, conversou com a imprensa e presentes na “Feira do gado”, onde se concentrou os participantes, da cavalgada. Aldo Rabelo, disse na coletiva, que estava feliz pela aceitação do evento e principalmente pela importância do Líder Negro Zumbi dos Palmares, para o povo brasileiro.

Antes da partida, a ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, falou da importância do evento "que procura ser o mais coerente possível com o que seria a rota de fuga dos moradores do Quilombo dos Palmares". A ministra não acompanhou a cavalgada, pois ia fazer uma vistoria nos trabalhos que estão sendo feitos na Serra da Barriga, junto com Genisete Lucena, Fundação Cultural Palmares, e Alexandro Reis, Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP.

A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos Kátia Born, disse que "Alagoas precisa ter eventos desse porte, para que tenhamos orgulho de nossa história, resgatando a resistência de Zumbi dos Palmares". O evento contou com a participação do prefeito eleito de União dos Palmares Beto Baía (PSD), a secretária de turismo de União, Izabel Maia Gomes, e muitos cavaleiros e amazonas de fora da cidade. 

1ª Cavalgada da Liberdade tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que irá realizá atividades culturais nos pontos de chegada da cavalgada: Povoado Timbó, Santa Efigênia e Serra Dois Irmãos, em Viçosa. A programação se encerra em Viçosa com diversos grupos culturais. 

Curral da praça “Feira do gado”, antiga Rua do Jatobá em União dos Palmares 

Site do Prêmio Imprensa Maria Mariá está no ar


Desde segunda-feira, dia 12, está no ar o site do Prêmio Imprensa Maria Mariá, que esse ano chega a sua 2ª edição. O organizador do prêmio, Clezivaldo Mizael, disse que esse ano teremos algumas modificações que foram pedidas na última reunião com um grupo de blogueiros e donos de sites palmarinos. Segundo o Clezivaldo, as modificações são para melhor e começa pela votação, já que ano passado houveram algumas reclamações de participantes, acusando outros de estarem forjando votos ( na época a votação era por IP ). O site do prêmio esse ano é mais seguro e o visitante, na hora de se cadastrar, colocará seu e-mail e com isso vota no veículo que desejar.

Outra diferença nessa edição é que o próprio dono do veículo de comunicação fará sua inscrição na categoria que ele acha conveniente, no primeiro ano do prêmio o fotógrafo Mizael e uma equipe de coordenadores foi quem escreveu os concorrentes, onde alguns blogueiros reclamaram que seu blog não estava na categoria certa. A inscrição do blog, site, programa de rádio e outros será até dia 23 de novembro e do dia 03 á 09 de dezembro o público votará nos seus favoritos.

O evento esse ano será no mês de dezembo no auditório da prefeitura. O organizador do evento além de premiar a imprensa palmarina que se destacou em 2012, também é uma forma de juntar todos e com isso fazer uma confrartenização com os amigos. Ano passado o blog JMarcelo Fotos recebeu o prêmio de melhor blog cultural através do voto popular.