Pages

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prêmio Imprensa Maria Mariá


Ainda está aberta, até o dia 3 de setembro próximo, a votação para o Prêmio Maria Mariá de Imprensa de União dos Palmares. Os interessados em participar da votação poderão acessar o endereço http://premioimprensamariamaria.blogspot.com e escolher o site, impresso ou blog da cidade que mais agradar. A votação pode ser em todas as categorias.

Segundo os organizadores do evento, o Prêmio Imprensa Maria Mariá é destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica, os blogs e sites palmarinos mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público alagoano, palmarino, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria.

O objetivo do Prêmio “é promover, divulgar e patrocinar a iniciativa dos proprietários de blogs e sites programas de radio e informativos impressos que interagem socialmente pela rede internet ou não com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, idéias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural, histórico e turístico do município”, diz o regulamento.

O Comitê do Prêmio Imprensa Maria Mariá é responsável pelos critérios de execução, auditoria e premiação, bem como a indicação e nomeação do júri acadêmico responsável pela avaliação técnica dos sites e blogs concorrentes.

A premiação será a seguinte: o primeiro colocado receberá um selo, certificado e troféu; segundo e terceiro colocados receberão um certificado. A data da divulgação e entrega da premiação serão divulgados pela internet no site do prêmio no endereço http://premioimprensamariamaria.blogspot.com.

MARIA MARIÁ

Maria Mariá de Castro Sarmento nasceu na Usina Laginha, em União dos Palmares, em 16 de junho de 1917. Foi professora, jornalista e escrevia discursos para os políticos locais. Irreverente, foi a primeira mulher à sua época na cidade a usar calças compridas. Ela foi encontrada morta em sua residência, no dia 28 de fevereiro de 1993.

Site Tribuna Hoje

Foto Especial

Click na foto para ver maior

Sindprev/AL Denuncia Caos na Delegacia do Ministério do Trabalho de União dos Palmares



A situação é insustentável na delegacia do Ministério do Trabalho em União dos Palmares. Prédio totalmente deteriorado, sem telefone e até sem carteiras de trabalho para emissão. No local trabalham quatro funcionários cedidos pela prefeitura local e um servidor federal, responsável pela delegacia.

“Já apelamos inúmeras vezes para o Ministério Público, no sentido de interditar o prédio e salvar os servidores desse verdadeiro massacre a que são submetidos todos os dias. Vamos continuar denunciando as precárias condições de trabalho e a absoluta falta de condições para o atendimento à população”, afirmou Cícero Lourenço, presidente do SINDPREV-AL.

O SINDPREV-AL vem denunciando a situação precária em vários locais de trabalho da SRTE-AL, inclusive recentemente, em sentença publicada no último 28 de junho, o juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho da capital, Sérgio Roberto de Mello Queiroz, determinou a interdição imediata do auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), antiga DRT. Ele também obrigou a instituição a promover a reforma geral da sede, em Maceió, incluindo o setor interditado, e das agências regionais instala das no interior de Alagoas.

O acesso ao auditório está proibido a servidores e a terceirizados até que sejam realizadas as obras necessárias. No caso da reforma geral, o magistrado deu prazo de 60 dias para que o superintendente da SRTE, Heth César, comprove a adoção de medidas para cumprir a obrigação constante na sentença.

Ao todo são dez pontos que devem ser obedecidos em prazos de variam de 30 a 90 dias. Em caso descumprimento de quaisquer das obrigações determinadas, será cobrada multa de 100 mil reais, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A decisão do juiz atendeu aos pedidos constantes na ação 00231.2011, ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas contra a União. “Nosso intuito quando ajuizamos a ação foi garantir um meio ambiente de trabalho saudável e seguro e que os postos de trabalho fossem adequados às condições mínimas de conforto, conforme determinam várias normas regul amentadoras do próprio Ministério do Trabalho e Emprego”, revelou a procuradora do Trabalho Virgínia Ferreira.

Além da reforma da estrutura física, a SRTE terá de instalar extintores de incêndio em número suficiente para atender a demanda da instituição, providenciar a manutenção ou substituição dos condicionadores de ar e a análise técnica para avaliação ergonômica dos postos de trabalho. Outro ponto da sentença que está diretamente ligado à saúde dos servidores e terceirizados é o respeito às pausas nas atividades, previstas em lei, e a promoção de ginástica laboral.

Fonte:Ascom/Sindprev-AL

Mesa Z Educação e Cultura: Quinta às12:00h


O Mesa Z Educação e Cultura, sob à coordenação do Professor Mestre Reinaldo Sousa traz, próxima quinta-feira dia 28 de julho, o Professor Jeová Silva, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)para discutir problemas da literatura universal e acerca da sua Tese de Doutoramento em torno das questões do internato em algumas obras brasileiras e o Professor Claudionor de Oliveira, Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Alagoas, para falar um pouco dos problemas ambientais em União dos Palmares. Não deixem de sintonizar.

O Mesa Z Educação e Cultura vai ao ar às quintas-feiras às 12:00h pela Rádio Zumbi FM 87,9. Na coordenação o Professor Reinaldo Sousa e sua equipe: Minervino, Sérgio e Fernando.

Blog Nepem Uneal