Pages

sábado, 23 de junho de 2012

Eu não vendo meu voto!

Não vendo meu voto por dinheiro algum, porém se houvesse a garantia que as metas traçadas seriam trilhadas, eu venderia meu voto de graça e teria melhor rendimento do que aquele que se deixa vender por alguma quantia de dinheiro, meu rendimento viria em educação, saúde e infraestrutura meus irmãos e eu, nos trazendo melhores condições de vida sem deixar de lado nosso direito de escolha, direito que foi conquistado com sangue e não podemos esquecer que pessoas morreram para que hoje pudéssemos estar exercendo o direito de voto.

Veja a tabela com o histórico das modificações no processo eleitoral no Brasil:

Ano da modificação no processo eleitoral

Modificações no processo e contexto histórico.

1822

Indivíduos do sexo masculino, maiores de 25 anos e que tivessem uma renda líquida anual de 100 mil réis. Os eleitores do 2º escrutínio teriam de ter todos esses requisitos, mais uma renda de 200 mil réis.

1881

Aumento no requisito para participação: a exigência de 200 mil réis.

1889

Eleitores deveriam ser maiores de 21 anos; excluíram-se mulheres, mendigos, praças de pré1 e religiosos em comunidade claustral.

Aboliu-se a restrição da renda; o analfabeto perdeu o direito do voto.

1930

O Código Eleitoral de 1932 trouxe várias modificações: instituição do voto secreto; criação da Justiça Eleitoral – Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais Regionais Eleitorais.

1934

Possibilitaram o voto às mulheres, mas somente àquelas que trabalhassem fora. A idade foi reduzida para maiores de 18 anos e o alistamento se tornou obrigatório. Ainda estavam excluídos os analfabetos, as donas de casa, as praças de pré, os mendigos e os privados de direitos políticos.

1937-1945

Extinguiu todos os direitos políticos dos cidadãos brasileiros, bem como qualquer tipo de participação política.

1945

Restauraram-se os direitos políticos, porém poucas alterações foram feitas: revogou-se a exclusão dos mendigos; ainda prevaleceu a restrição aos analfabetos, que representavam, em 1950, cerca de 50% da população brasileira com mais de 18 anos.

1945 a 1964

foi marcado pela crescente participação e mobilização em todas as esferas da sociedade brasileira. Esse período e a experiência participativa foram abortados pelo golpe de 1964, que provocou o limite e a exclusão da participação política.

1982

As eleições para a escolha de governadores foram restabelecidas. Um importante passo para o restabelecimento das eleições diretas no Brasil se deu com a proposta da emenda constitucional Dante de Oliveira, derrotada pelo Congresso Nacional nas eleições históricas de 25 de abril de 1984.

1985

A posse do último presidente eleito indiretamente foi marcada por uma tragédia: Tancredo morre sem tomar posse, e seu vice, José Sarney (PMDB), assume a faixa presidencial. Esse período é denominado de Nova República e foi marcado por uma série de avanços na legislação eleitoral: eleições diretas para prefeitos (daqueles casos excepcionais) em 1985; inclusão dos analfabetos e conquista do direto de votar; reforma partidária com a legalização de siglas partidárias de esquerda; voto facultativo para jovens, maiores de 16 anos; estabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República em 1989, após 29 anos.

1Praça de pré (referido ocasionalmente pelo termo arcaico: praça de pret) ou simplesmente praça é um soldado que pertence à categoria inferior da hierarquia militar.

Referencias bibliografias:

O voto no Brasil. Autora: Vera Chaia.

1º ForroCilho é Realizado em União dos Palmares




Os organizadores do cursilho em União dos Palmares realizaram na noite de sexta-feira, dia 22, na chácara na Fazenda Frios do ex-jogador de futebol Gilton e de sua esposa Josy o 1º ForroCilho para confratenizar com os amigos e reacender o movimento que é ligado a Igreja Católica. Estavam presentes os precusores do cursilho em União, os casais Ana Paula e Carlos Alexandre, Rubian e Lenice.

Segundo Artur Ferreira da Silva Filho, integrante do grupo, o Movimento do Cursilho da Cristandade MCC está completando 50 anos no Brasil, em Maceió já tem 40 anos e no nosso município desde 2006, os encontros são com grupos masculinos e femininos, em 2009 houve o cursilho misto para jovens. O movimento tem em sua essência evangelizar e transformar os ambientes para algo melhor como: trabalho, ambiente familiar, e sua comunidade. Fora a confrartenização junina, o grupo também faz uma confrartenização em dezembro.

O movimento é dividido em três momentos, primeiro pré-cursilho, onde há uma seleção para escolher os Cursistas, o segundo momento há o ápice do movimento, onde juntos passam três dias em reuniões, trabalhos em grupos, orações e celebrações eucaristicas e o pós cursilho que são as reuniões para se abastecer para evangelizar nossos membros.

Segundo Ana Paula Araújo Rodrigues Lins o cursilho é subordinado a Diocese, diferente de outros movimentos da igreja que são ligados a paróquia, em Maceió o cursilho tem uma diretoria que se chama Grupo Executivo Diocesano, GED. O mesmo tem sede própria, onde tem capacidade para 120 pessoas.

Para manter as atividades do grupo, cada membro doa um valor que ele próprio determina, fora isso tem o dinheiro do aluguel da casa que é alugada para outros movimentos, como também rifas e balaios que são sorteados, Ana Paula diz que com o dinheiro arrecardado são feitas a manutenção do patrimônio.

Casada com Carlos Alexandre Pereira Lins, vice-prefeito da cidade de Barra de Santo Antônio onde já foram coordenadores do Movimento, que atualmente os coordenadores são Jardel e Rita Reis.

Carlos Alexandre disse que ficou encantado com a criatividade da festa junina, que mesmo tendo cursilho em outros lugares como Campinas Grande onde o forró é forte, foi aqui em União dos Palmares que os Cusilhistas tiveram a ideia de unir a palavra forró com cursilho, dando assim ForroCilho. Alexandre disse que dará sempre apoio ao movimento mas que são as pessoas da cidade que conhece a realidade da sociedade palmarina, e portanto terão que lutar para deixar o movimento forte aqui na cidade.

Segundo Kerolayne Oliveira a animadora da noite o próximo encontro será num domingo dia 15 de julho onde os cursilhistas irão comemorar o Dia da Família Cursilhista, na ocasião os participantes irão fazer orações, louvores e muito mais, que acontecerá na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, quem não é cursilhista pode comparecer também. Em novembro os organizadores pretendem realizar um cursilho misto com pessoas adultas.









Quem animou a festa foi o músico Léo Ângelo que junto com sua esposa Ilda Ferreira Alves e filhos botaram todos pra suar, na ocasião eu bati um papo com a estrela do trio a filha do cantor, Kallygena Ferreira Faustino da Silva, com apenas 10 anos a pequena encanta a plateia com sua voz macia. Ao blog ela disse que desde pequena escutava os país cantando, a música na sua casa é algo natural, com 7 anos já estava se apresentando junto com os pais e o irmão Kaliandresson hoje com 16 anos nas noites alagoanas.

Tendo os pais como inspiração e professores já que Léo Ângelo é professor de música e canto, e fez parte da equipe do cantor Cláudio Rios, a cantora diz que não há um exércicio especifico para ela aprender a tocar e cantar, mas junto com o pai faz ensaios das músicas que serão tocadas nos eventos.

A mãe de Kallygena a dona de casa e componente do grupo disse que conheceu o marido na cidade de Moreno em Pernambuco e estão juntos a 18 anos. Ilda disse que os nomes "diferentes" dos seus filhos, ela já tinha desde os 8 anos e sempre pedia a Deus que tivesse um casal de filho e nunca dizia os nomes para ninguém copiar. Feliz com a pré-candidatura do marido a vereador, Ilda diz que se tudo de certo quem sabe os profissionais da música em União não terão sua auto-estima elevada.

Ilda disse que como moradora da zona rural de Moreno só aprendeu a trabalhar na roça e não pode estudar, hoje tem a ajuda dos filhos estudantes e também é aluna do EJA. Enquanto eu conversava com mãe e filha, o cantor Léo Ângelo continuava cantando os famosos forrós, por um momento Kallygena diz "Como é bom cantar e deixar as pessoas felizes".

Desejo sucesso para o TRIO!!!