Pages

sábado, 23 de junho de 2012

1º ForroCilho é Realizado em União dos Palmares




Os organizadores do cursilho em União dos Palmares realizaram na noite de sexta-feira, dia 22, na chácara na Fazenda Frios do ex-jogador de futebol Gilton e de sua esposa Josy o 1º ForroCilho para confratenizar com os amigos e reacender o movimento que é ligado a Igreja Católica. Estavam presentes os precusores do cursilho em União, os casais Ana Paula e Carlos Alexandre, Rubian e Lenice.

Segundo Artur Ferreira da Silva Filho, integrante do grupo, o Movimento do Cursilho da Cristandade MCC está completando 50 anos no Brasil, em Maceió já tem 40 anos e no nosso município desde 2006, os encontros são com grupos masculinos e femininos, em 2009 houve o cursilho misto para jovens. O movimento tem em sua essência evangelizar e transformar os ambientes para algo melhor como: trabalho, ambiente familiar, e sua comunidade. Fora a confrartenização junina, o grupo também faz uma confrartenização em dezembro.

O movimento é dividido em três momentos, primeiro pré-cursilho, onde há uma seleção para escolher os Cursistas, o segundo momento há o ápice do movimento, onde juntos passam três dias em reuniões, trabalhos em grupos, orações e celebrações eucaristicas e o pós cursilho que são as reuniões para se abastecer para evangelizar nossos membros.

Segundo Ana Paula Araújo Rodrigues Lins o cursilho é subordinado a Diocese, diferente de outros movimentos da igreja que são ligados a paróquia, em Maceió o cursilho tem uma diretoria que se chama Grupo Executivo Diocesano, GED. O mesmo tem sede própria, onde tem capacidade para 120 pessoas.

Para manter as atividades do grupo, cada membro doa um valor que ele próprio determina, fora isso tem o dinheiro do aluguel da casa que é alugada para outros movimentos, como também rifas e balaios que são sorteados, Ana Paula diz que com o dinheiro arrecardado são feitas a manutenção do patrimônio.

Casada com Carlos Alexandre Pereira Lins, vice-prefeito da cidade de Barra de Santo Antônio onde já foram coordenadores do Movimento, que atualmente os coordenadores são Jardel e Rita Reis.

Carlos Alexandre disse que ficou encantado com a criatividade da festa junina, que mesmo tendo cursilho em outros lugares como Campinas Grande onde o forró é forte, foi aqui em União dos Palmares que os Cusilhistas tiveram a ideia de unir a palavra forró com cursilho, dando assim ForroCilho. Alexandre disse que dará sempre apoio ao movimento mas que são as pessoas da cidade que conhece a realidade da sociedade palmarina, e portanto terão que lutar para deixar o movimento forte aqui na cidade.

Segundo Kerolayne Oliveira a animadora da noite o próximo encontro será num domingo dia 15 de julho onde os cursilhistas irão comemorar o Dia da Família Cursilhista, na ocasião os participantes irão fazer orações, louvores e muito mais, que acontecerá na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, quem não é cursilhista pode comparecer também. Em novembro os organizadores pretendem realizar um cursilho misto com pessoas adultas.









Quem animou a festa foi o músico Léo Ângelo que junto com sua esposa Ilda Ferreira Alves e filhos botaram todos pra suar, na ocasião eu bati um papo com a estrela do trio a filha do cantor, Kallygena Ferreira Faustino da Silva, com apenas 10 anos a pequena encanta a plateia com sua voz macia. Ao blog ela disse que desde pequena escutava os país cantando, a música na sua casa é algo natural, com 7 anos já estava se apresentando junto com os pais e o irmão Kaliandresson hoje com 16 anos nas noites alagoanas.

Tendo os pais como inspiração e professores já que Léo Ângelo é professor de música e canto, e fez parte da equipe do cantor Cláudio Rios, a cantora diz que não há um exércicio especifico para ela aprender a tocar e cantar, mas junto com o pai faz ensaios das músicas que serão tocadas nos eventos.

A mãe de Kallygena a dona de casa e componente do grupo disse que conheceu o marido na cidade de Moreno em Pernambuco e estão juntos a 18 anos. Ilda disse que os nomes "diferentes" dos seus filhos, ela já tinha desde os 8 anos e sempre pedia a Deus que tivesse um casal de filho e nunca dizia os nomes para ninguém copiar. Feliz com a pré-candidatura do marido a vereador, Ilda diz que se tudo de certo quem sabe os profissionais da música em União não terão sua auto-estima elevada.

Ilda disse que como moradora da zona rural de Moreno só aprendeu a trabalhar na roça e não pode estudar, hoje tem a ajuda dos filhos estudantes e também é aluna do EJA. Enquanto eu conversava com mãe e filha, o cantor Léo Ângelo continuava cantando os famosos forrós, por um momento Kallygena diz "Como é bom cantar e deixar as pessoas felizes".

Desejo sucesso para o TRIO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!