Pages

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Projeto Arte Viva leva esperança para alunos carente de União dos Palmares

Dellys Beatriz, Manoel Antônio e Tarcísio José Moraes


Estive na comunidade do Bairro Sagrada Família (Mutirão) em União dos Palmares, acompanhando o I Disputa de Esportes de Rua do Projeto Arte Viva da Escola Municipal Padre Donald Robert Macgillivray. 

O Projeto Arte Viva tem seu próprio espaço anexado à escola e trabalha com: esportes, teatro, dança e música. Segundo Tarcísio José, coordenador do projeto "Fora esses conteúdos buscamos resgatar brincadeiras recreativas que muitos jovens deixaram de lado devido a chegada das tecnologias como celulares e computadores".

No campo de futebol os 30 alunos contemplados com o projeto participaram das brincadeiras de pular corda, queimado (jogo com bola), futebol e soltar pipa etc, "Breve teremos aulas de computação e serão 50 estudantes no total". Disse Dellys Beatriz também coordenadora. Fora que o projeto faz oficinas com os pais dos alunos, "A festa do dia das mães foi emocionante muitos alunos deram pela primeira vez um abraço em seus pais, muitos choraram" completou Dellys.

O diretor geral da instituição, Manoel Antônio, que trabalha na escola há 16 anos, entre as funções de professor, coordenador e diretor era o mais empolgado com as atividades que se iniciaram ontem dia, 19, "Quando pensei em criar esse projeto eu já tinha contabilizado o assassinato de 72 estudantes devido as drogas. 

A implantação das ações desenvolvidas já sortiram efeitos "Muitos alunos melhoraram seus comportamentos em casa e na escola, fico sabendo através dos relatos de pais e professores". Afirmou Manoel Antônio.
 
A relação dos moradores com o diretor é uma das melhores que temos aqui na cidade, a comunidade já se manifestou quanto a uma "possível" mudança de direção ocorrer no bairro "Procuro tratar bem os alunos e seus pais, assim como a população daqui, e sinto que essa conquista de confiança também é consequência do trabalho desenvolvido por professores e o pessoal de apoio" diz.

Mesmo com as férias no município, a direção e coordenação do projeto tem uma programação completa para esses dias como: visita à Serra da Barriga, premiação dos jogos, ensaios do coral, festa ao som de forró e comidas de milhos. Participam também das oficinas os professores Josuel Gomes, Rosimeire Bernardo, Renata Silva e Adney Ângelo. 

Nos lugares onde são feitos as oficinas os alunos recebem lanches e refeição.  Ao tempo que outros alunados e pessoas da comunidade vão interagindo nos trabalhos ou brincadeiras. Os coordenadores vão fazendo parcerias, hoje estiveram o grupo de teatro amador Life e os jovens do PJMP.

A Escola Municipal Padre Donald Robert Macgillivray, fundada em 1995, tem 15 salas e conta com 1418 estudantes e 132 funcionários.


Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Assessor de Gana diz que espera convite para visitar Serra da Barriga

Quilombo dos Palmares, em Alagoas, é um marco para a resistência negra no Brasil

A participação de Alagoas como uma das subsedes da Copa do Mundo ultrapassa a esfera esportiva, interferindo também no âmbito cultural. Para os alagoanos, receber a seleção de Gana ajuda a puxar na memória a relação umbilical entre o Brasil e a África, iniciada na era colonial com a prática da escravidão. Nesse contexto, o estado alcançou projeção internacional com a consolidação do Quilombo dos Palmares, local que servia de refúgio principalmente para os escravos que escapavam do controle de seus proprietários. 

O "mocambo", localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares-AL, viveu seu auge na primeira metade do século XVII e o crescimento contínuo do maior símbolo de resistência à escravatura incomodava os proprietários dos latifúndios. Último líder dos fugitivos, Zumbi foi morto em 1695. 

Porta-voz da seleção de Gana, Ibrahim Sannie afirmou que seria uma honra visitar o Quilombo. 

- Não recebemos nenhum convite. Temos plena consciência, temos um tremendo respeito por toda a história. É um marco importante. Seria muito interessante para nós fazer uma visita em um dia livre até pela história e enriquecimento cultural – afirmou. 

Enquanto aguarda um convite, a seleção de Gana direciona as atenções para o confronto com a Alemanha, sábado, às 16h, em Fortaleza. O último jogo pelo Grupo G será contra Portugal, dia 26, às 13h, no Mané Garrincha, em Brasília. 

*Colaborou Caio Lorena, sob supervisão de Victor Mélo.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos