Pages

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

II Encontro do Projeto ESTUDOS MUNICÍPIOS CANAVIEIROS 2013 Por Aparecida Lopes



O II Encontro do Projeto ESTUDOS MUNICÍPIOS CANAVIEIROS 2013 foi realizado no dia 25 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação - Auditório José Correia Viana, de caráter avaliativo, esse foi o 3º momento de interação entre a formadora Iara Castellani (Editora Horizonte, São Paulo) e os professores de Geografia e Ciências de 8º e 9º ano (antigas 7ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental das instituições de ensino de São José da Laje e União dos Palmares.

Esse encontro presencial de 4 horas teve como finalidade socializar os resultados do trabalho desenvolvido nas escolas desde o I Encontro, os docentes apontaram os aspectos negativos e positivos do processo educativo de estimular o estudo das diferentes formas de geração de energia, destacando as alternativas renováveis, como a bioeletricidade e receberam o certificado de conclusão de formação referente ao projeto, conforme a seguinte metodologia da oficina de formação:

Dois encontros presenciais e um encontro a distância, sendo o 1º momento: encontro de formação (presencial de 4 horas) realizado no dia 21 de junho, com o intuito de apresentação da proposta de trabalho e planejamento do trabalho pelo professores envolvidos; O 2º momento: encontro de execução (a distância), durante o mês de agosto, os docentes desenvolveram com seus alunos as atividades que aprenderam com Iara Castellani durante a formação; 3º momento como citado acima.

Esses três momentos totalizaram uma carga horária de 10 horas de formação. As escolas participantes receberam 3 kits educacionais, cada um composto por 1 caderno do professor, 4 pôsteres e 1 DVD Multimídia.

Esse estudo é uma iniciativa do projeto AGORA que visa a união de empresas e entidades associadas à cadeia produtiva de cana-de-açúcar, em parceria com dezenas de Secretarias de Educação e produção da Editora Horizonte.

A última adesão ao projeto foi realizada em 2011, o Estudo foi produzido pela Editora Horizonte e patrocinado pelo projeto AGORA, as secretarias tiveram somente as incumbências de disponibilizar o espaço e preparar o equipamento adequado para a realização das duas oficinas de formação presenciais. 

Em 2013, a SEMED aprovou a adesão ao projeto, propiciando aos professores, círculos de aprendizagem voltados ao tema BIOELETRICIDADE, dentro duma perspectiva de Alfabetização Científica. Diante da discussão sobre energia sustentável a secretaria presenteou a Sala Verde Serrana dos Quilombos, um Centro de Referência em Educação Ambiental, com a responsabilidade de articular o trabalho no município polo – União dos Palmares.


Um dia para mostrar o que a nossa região tem de melhor: CULTURA!

 Programação

14h
Fanfarra (Pró-Jovem) - São José da Laje


14:30h
Pastoril Alto da Serra - Ibateguara


15h
Coco de Roda Alto do Cruzeiro - União dos Palmares 


15:30h
Hip-Hop (Pró-Jovem) - São José da Laje


16h
Xaxado (PETI) - São José da Laje 


16:20h
Roda de Capoeira - União dos Palmares


16:50h
Quadrilha Flor do Nordeste - Ibateguara


17:30h
Boi Dragão Lajense - São José da Laje


18h
Afro Nação Dandara - União dos Palmares


19h – 21h
Almir e Banda - Ibateguara


Palco Giratório 2013 - União dos Palmares está no circuito

A 8ª edição do festival traz para União dos Palmares o Esetáculo Lá Perseguida, a apresentação será no Distrito de Rocha Cavalcante no dia 17 de outubro - 16h.


La Perseguida é um espetáculo para espaços alternativos criado a partir da figura do palhaço, tendo como fundamento a interação entre ator e público.

Com números de “acrobacia”, “malabarismo”, “equilibrismo” e “música” o palhaço Rabito encanta a todos com sua potencial alegria. O espetáculo – criado a partir de números clássicos (gags) de grandes palhaços do circo, teatro e cinema -  desperta através da figura do palhaço a criança em cada um de nós, trazendo à tona o prazer do contágio e do riso.

No espetáculo, Rabito espera pelo seu grande amor, como uma metáfora para tudo aquilo que perseguimos na vida, metaforizados aqui na figura de uma mulher. Como todos nós, em meio à procura por um sentido maior, Rabito preenche-se de esperança.

SINOPSE:

O Palhaço Rabito chega com seus apetrechos preparado para um grande acontecimento. Depois de hoje sua vida, e a do público, não será mais a mesma… Rabito é um palhaço da vida, daqueles que vagam pelo mundo a dissipar alegrias. Movido pela embriaguez da paixão, o palhaço que ama demais confronta-se com a sua irrisória estupidez, hoje, outra vez…

Rabito vive à procura… E de sonhares e esperanças preenche os seus dias. Horas e horas por fim se passam, “Será para Rabito um dia feliz? Ou apenas mais um dia à procura de La Perseguida…”

Público: Livre

Fonte: Secultup