Pages

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Eventos em Alagoas comemoram Dia da Consciência Negra


Parcerias entre instituições da sociedade e órgãos públicos como a Prefeitura de Maceió e a Fundação Cultural Palmares (FCP) marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra em Alagoas. No próximo sábado, 11 de novembro, a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, recebe o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. No 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a região vira o palco de um grande evento, no qual será instalado o Comitê Gestor da Serra da Barriga e divulgado o dossiê que fundamentou a candidatura local ao título do Mercosul.

Nos dias 12, 20 e 27 deste mês, acontece em Maceió (Pajuçara, Farol e Mirante do Jacintinho, respectivamente) o Projeto Em Cantos Africanos. Um espetáculo irá mostrar ao público infanto-juvenil a riqueza de narrativas da África.

De 15 a 19 de novembro, é a vez do projeto Vamos Subir a Serra. A Praça Multieventos, na capital alagoana, será palco, das 8h às 22h, de palestras, rodas de conversa, mostras de cinema, exposição fotográfica, oficinas e feiras de produtos artesanais.

Em 17 de novembro, grupos culturais de Maceió fazem a Celebração de Saudação à Serra da Barriga. Haverá um cortejo e apresentações culturais na Praça Multieventos.

De 18 a 20 de novembro, ocorre o Encontro de Maracatus do Baque Virado 2017. A programação terá oficinas, apresentações artísticas e mesas redondas. O Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é considerado o ritmo afro-brasileiro mais antigo, no qual um conjunto percussivo acompanha um cortejo real.

3ª Semana do Bebê em União dos Palmares