Pages

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Artesãos do Povoado Muquém recebem catálogos de modelagem do barro

Na tarde desta quinta-feira (6), os artesãos do Povoado Muquém receberam os catálogos de modelagem do barro que foi exposto no museu Théo Brandrão em uma cerimônia no Centro de apresentações culturais que fica localizado no próprio povoado.

O catálogo tem como objetivo mostrar através de fotos e de forma escrita, os costumes, as tradições, e o artesanato do povo daquela localidade, além de resgatar os principais acontecimentos. “A história só será perpetuada, se a comunidade se apossar dela”, disse Jacineide Maia, secretária de turismo do município.

O evento também deu o ponta pé inicial ao projeto “Arte e Vida”, idealizado e coordenado por Antônio Cavalcante, Drª Wedja, Psicóloga, Sazana, artesã, e Lucas Monteiro, assistente social, todos funcionários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Neste projeto, os usuários, parentes de usuários, e funcionários terão a oportunidade de aprender a arte do barro que será repassada pelos artesãos do Muquém.

Na oportunidade, foi exibido um documentário feito pela Promoarte, que conta a história de luta e bravura do povo do Muquém. Irinéia, Antônio, Aparecida, Marinalva, Laécio, Preta e Edson, foram os artistas homenageados na tarde, e personagens que sofreram com as enchentes de 2010.

Genisete Lucena, secretária de Cultura, Jacineide Maia, secretária de Turismo, Maria, Maria José representante da Fundação Cultural Palmares em União, Amanda, representante do Sebrae, Antônio, coordenador do Caps e representante da secretária de saúde, na oportunidade, estiveram presentes no evento.


Por: Natally Tenório – Secom/PMUP

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Bloco A Franga da Madrugada irá desfilar dia 1º de março em União dos Palmares


A prefeitura de União dos Palmares ainda não comunicou à população se haverá carnaval este ano. Em 2013 por motivos de falta de recursos foi cancelado o frevo nas ruas palmarinas. Para quem gosta da folia o jeito foi se dirigir às cidades de Murici e São José da Laje.

Este ano o bloco mais irreverente da cidade já confirmou sua participação na festa de União "O Bloco A Franga da Madrugada não poderia ficar de fora do carnaval, há 14 anos que animamos as ruas de União com muita alegria e irreverência". Disse Léo Sarmento diretor geral do bloco. 

Segundo Léo Sarmento "A Franga foi criada por meu pai, Sílvio Sarmento, então devo essa homenagem a ele de tentar fazer uma festa mais bonita, organizada da maneira possível, que todos possam brincar na paz e com segurança. O bloco é sem fins lucrativos, por tanto, estará aberto para todos, crianças, idosos, jovens e etc". Escreveu em sua página do Facebook.

Em conversa com o blog, Léo Sarmento explicou que já entrou em contato com alguns empresários e políticos locais para poder viabilizar o evento, e afirmou "Em breve divulgarei todos os nossos colaboradores, atrações e horários".

Leia Também

A Franga da Madrugada 2013 vai para... Os foliões palmarinos AQUI

 

O Batizado da Franga da Madrugada AQUI

 

Bloco a Franga da Madrugada fará concurso de bate cabelos no carnaval 2013 AQUI

 

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos