Pages

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ator Antônio Pompêo que interpretou Zumbi dos Palmares no cinema é achado morto em casa

 Sérgio Rogério e o ator Antônio Pompeu.

Talvez a maioria da população não saiba de quem se trata somente pelo nome, mas certamente reconhecerá o brilhante ator pela imagem. Artista plástico e militante do movimento negro, Antônio Pompêo foi encontrado morto nesta terça-feira (5) em sua casa, no bairro de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi informada. Pompêo morava sozinho.

Paulista de São José do Rio Pardo, Antônio Pompêo iniciou a carreira na TV em 1975, participando de 24 novelas e minisséries, entre as quais, a minissérie Lampião e Maria Bonita (1982), O Tempo e o Vento (1985) e nas novelas Sinhá Moça (1986), O Outro (1987) e Kananga do Japão (1989). Nos últimos anos atuou em novelas da TV Record.

Estreou no cinema em 1976, no filme Xica da Silva, de Carlos Diegues, atuando com Zezé Mota, a protagonista do filme. Atuou em uma dezena Foram de 11 filmes, entre os quais O Xangô de Baker Street (2001), de Miguel Faria Jr.

Militante do movimento negro, Pompêo foi presidente do Centro de Documentação e Informação do Artista Negro (Cidan) e diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira, da Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.

Em sua página no Facebook, a atriz Zezé Motta, que contracenou com o ator em Xica da Silva, destacou o papel de Pompêo em defesa da cultura afro-brasileira. “Juntos, trabalhos em Xica da Silva, Quilombo, entre tantos outros projetos no cinema, na televisão foram mais de cinco novelas onde tivemos a oportunidade em estarmos juntos... Pompêo também presidiu o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, fundado por mim em 1984. A dor é grande! Descanse em paz meu amigo", escreveu a atriz.

Uma das mais marcantes interpretações no cinema foi Zumbi dos Palmares, em Quilombo (1984), de Diegues. Longe da caricatura de um homem revoltado e amargurado que gostam de impor à personalidade de Zumbi, Pompêo deu vida ao personagem forjando-o com as características do verdadeiro líder da libertação dos negros deste país: força, determinação e serenidade.

"Todo movimento negro está em luto. Pompêo foi um artista engajado da luta do movimento negro. Apesar de reservado, foi muito atento e atuante", afirmou o Edson França, presidente da Unegro (União de Negros pela Igualdade). "Foi uma grande perda", completou.

A sambista e deputado estadual Leci Brandão (PCdoB) também lamentou a morte do ator. “Ficamos muito tristes ao receber a notícia sobre a morte do ator Antônio Pompêo, uma pessoa que sempre admirei e respeitei muito por seu grande talento e, principalmente, por sua luta contra o racismo e a desigualdade no Brasil. Que Olorum o receba em festa e que Deus conforte sua família e amigos; aqui, fica muita saudade”, afirmou a parlamentar pode meio das redes sociais.

O ator Stepan Nercessian também expressou o seu pesar: “Antônio Pompêo. Artista maravilhoso. Ator de sensibilidade rara. Muito bom caráter. Grande amigo. Despediu-se de nós. Que Deus o receba no Teatro da Eternidade”.

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos divulgou nota lamentando a morte do ator e militante.

A nota enfatizou que Pompêo foi um dos idealizadores do Projeto A Cor da Cultura, que se converteu em material de apoio pedagógico em todo o território nacional para a formação de docentes e estudantes em História e Cultura afro-brasileira e africana. “O projeto a Cor da Cultura teve seu início em 2004 e, desde então, tem desenvolvido materiais audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história da cultura afro-brasileira e africana, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, TV Globo e Seppir”, pontuou.


Do Portal Vermelho
 

Uneal adere ao Sisu e oferece 1.080 vagas na capital e interior

Todos os alunos que fizeram a prova do Enem podem concorrer às vagas

Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), decidiu aderir este ano ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2016. No total, serão 1.080 vagas ofertadas pela instituição, que conta com 32 cursos na área de saúde, ciências aplicadas e formação de professores. As inscrições vão do dia 11 a 14 de janeiro e estão abertas a todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A medida garante maior possibilidade de inclusão dos alunos na universidade, além de reduzir as burocracias envolvidas na organização do vestibular habitual, como explica o reitor da Uneal, professor Jairo Campos.
 
"Com a decisão de aderir ao Sisu, a Uneal consegue assegurar um acesso mais amplo dos alunos à instituição, além de reduzir os custos e as burocracias que estão atreladas à organização do vestibular quando comparamos como processo seletivo tradicional. É um benefício de ambos os lados: para nós que fazemos a Uneal e para os futuros estudantes", destaca Campos.
 
Os municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió serão contemplados com as vagas oferecidas pela universidade. As inscrições podem ser feitas pelo próprio site do Sisu.

TJ mantém afastamento de prefeito de União dos Palmares

A desembargadora, Elisabeth Carvalho do Nascimento, decidiu manter o afastamento do prefeito de União dos Palmares, Carlos Alberto Borba de Barros Baía, o Beto Baía, da administração do Executivo Municipal.

A desembargadora analisou um requerimento impetrado por Beto Baía, que pedia a suspensão do mandado de segurança impetrado pela Associação dos Motoristas do Transporte Escolar de União dos Palmares no mês passado, e decidiu manter a decisão do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Luiz Azevedo Lessa, em afastar o prefeito do cargo. 

“De logo vê-se que não há como deferir os referidos pleitos, uma vez que o presente Agravo de Instrumento tem como objeto a decisão interlocutória proferida nos autos da Ação de Improbidade de nº 0701280-38.2015.8.02.0056, a qual deferiu parcialmente o pedido de efeito suspensivo postulado pelo ora requerente, determinando o seu retorno ao cargo de mandato eletivo, enquanto o Mandado de Segurança foi impetrado contra a decisão interlocutória proferida por esta Relatoria, possuindo, como se nota, objetos totalmente distintos. Destarte, o agravo de instrumento, por ter objeto distinto do mandado de segurança, não alcança a liminar exarada nos autos do writ. Dessa forma, indefiro o requerimento”, disse a desembargadora em sua decisão.

O destino político da cidade de União dos Palmares vem sendo discutido há meses na Justiça. Em outubro do ano passado, o juiz da Comarca de União dos Palmares, Yulli Roter, afastou Beto Baía do cargo de prefeito por 180 dias por improbidade administrativa. Ele estaria envolvido em um esquema de fraude na licitação que resultou um prejuízo de R$ R$ 9.432.553,74 aos cofres públicos.

Um mês depois, a defesa de Beto Baía impetrou com uma ação pedindo o retorno do prefeito ao cargo. O caso foi analisado pela desembargadora Elisabeth Carvalho, que determinou a volta de Beto Baía à prefeitura.

Em dezembro do ano passado, a Associação dos Motoristas do Transporte Escolar de União dos Palmares (AMTEUP) impetrou com um mandado de segurança, com pedido de medida liminar, pedindo o afastamento do prefeito do Executivo Municipal. O caso foi analisado pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Luiz Azevedo Lessa, que resolveu suspender a determinação da desembargadora Elisabeth Carvalho e validou do provimento judicial do juiz de primeira instância, que determina o afastamento de Beto Baía por 180 dias.

Fonte: Alagoas 24 Horas

Cuidado com animais na pista



As fotos acima foram tiradas na localidade do Taquari. Na imagem para ver 7 vacas caminhando livremente sem a companhia de um guia para tirá-las da AL-205, que acesso à cidade de Santana do Mundaú. 

Quando não são os bois, é comum acidentes acontecerem com cavalos, bodes e cachorros nas pistas do município de União dos Palmares. 

As constantes mortes que acontecem por causas de animais na AL-205, e, principalmente na BR-101, são motivos de sobra para prender esses animais da Rodovia Federal, ao tempo em que seus donos sejam notificados na justiça.

Mas o que vemos são familiares enterrando seus entes queridos e nenhum responsável sendo identificado. Recentemente foi anunciado às pessoas, que haveria um responsável pelo recolhimento desses animais, o Sr. George, levaria os mesmos para um local seguro e seus donos pagarão multas para tirá-los do local. 

Caso precise do contato de delegado dos cavalos, como o Sr. George é conhecido, o número é esse (82) 99621-8818.