Pages

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Prefeitura de União dos Palmares inaugura Farmácia Popular do Brasil


O vice-prefeito Adeildo Sotero e a secretária municipal de Saúde, Rimelc Shirley Lins, inauguraram, na manhã da última quinta-feira, 14, em União dos Palmares, a primeira unidade regional pública da Farmácia Popular do Brasil. A unidade – ao lado do Centro Administrativo - atenderá a cerca de 70 mil habitantes, levando em conta outros municípios da região.

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do governo federal desenvolvido em forma de parceria, onde as prefeituras administram a estrutura, como, por exemplo, a contratação de funcionários para o atendimento, além de farmacêuticos, e o governo subsidia o valor dos medicamentos, alguns distribuídos gratuitamente e outros vendidos a preços abaixo do custo.
O objetivo do programa é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais a preços reduzidos. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, e disponibilizados às Farmácias Populares a baixo custo, onde são revendidos em farmácias próprias.

O programa destina-se ao atendimento de pessoas usuárias ou não dos serviços públicos de saúde, mas, principalmente, daquelas que utilizam os serviços privados de saúde e que têm dificuldades em adquirir medicamentos de que necessitam em estabelecimentos farmacêuticos comerciais. Para solicitar os medicamentos anti-hipertensivos e diabéticos gratuitos na farmácia, é necessário apresentar o CPF, RG e receita médica no ato da compra.


Informações e fotos Secom