Pages

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pesagem do MFC 15 – Besouro vs Pitbull


Os atletas que participarão da edição de número 15 do Maceió Fighting Championship (MFC), que acontecerá nesse sábado (09/11), tiveram que enfrentar hoje o que para muitos é o maior adversário, a balança. O cenário para essa primeira batalha não poderia ser melhor, a pesagem aconteceu em frente a bela orla de Pajuçara, no Pavilhão do Artesanato.

O evento terá ao todo 9 lutas, sendo 6 de MMA e 3 de Muay Thai e terá como luta principal da noite a disputa de cinturão entre Besouro e Pitbull. Será?

A pesagem teve início por volta das 13h dessa sexta-feira e dos 18 atletas que lutarão amanhã 3 não conseguiram chegar no limite da categoria, entre eles o atleta Otávio Besouro. Por via de regra as disputas de cinturão no MMA não têm tolerância para peso, diferentemente das demais lutas que permitem até 300g de excesso. Besouro pesou 62,3Kg e teria a difícil missão de perder 1,3Kg num prazo de 2 horas, porém essa opção foi descartada pelo médico do evento que examinou o atleta e informou que ele colocaria sua saúde em risco se tentasse perder mais peso nesse momento.

Os integrantes das duas academias Adois Fight e Shock Fight estão em processo de negociação para fazer com que essa luta ocorra amanhã, para isso eles terão que chegar num consenso sobre peso e bolsa (premiação). As duas equipes terão que ter muito jogo de cintura para contornar essa situação, pois o atleta Jefferson Pitbull que cumpriu o seu papel não poderá ser penalizado e em contra partida, visando a integridade física, o lutador Otávio Besouro terá que  estar numa condição que lhe permita desempenhar bem seu papel dentro do octógono. Caso isso não aconteça, Pitbull será declarado vencedor por WO.

De forma geral, em casos como esse,  o atleta Pitbull que cumpriu o seu papel, batendo o peso e estando pronto para luta, seria declarado o detentor do cinturão da categoria.

Esperamos que as equipes se acertem e que o título seja disputado dentro do octógono, pois o público alagoano está ansioso para assistir esse confronto.

Cartaz da luta
Fonte: Prontos para Luta e fotos de Dominique fotografias 

Aluno deficiente auditivo da Escola Filomena Medeiros representará Alagoas em Brasília

O estudante Davi Ferreira de Lima da Escola Municipal Filomena Medeiros de União dos Palmares  representará todos os alunos surdos do município e do Estado de Alagoas com o projeto Gota D'água: reutilização da água do bebedouro escolar na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, cujo tema será: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

Assim como outros alunos especiais, Davi de Lima, 17 anos, ingressou na vida escolar com atraso em relação a outros alunos sem deficiência. Atualmente, está na 7ª série do ensino fundamental. O estudante viajará no dia 23 de novembro acompanhado da professora orientadora e mentora do projeto, Maria Elizabete da Silva.

Segundo a organização "A conferência tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral".

A professora Maria Elizabete idealizadora de projetos voltados para os jovens surdos de União dos Palmares disse "Estaremos em Brasília na abertura da Conferência Nacional e de lá Davi e os demais alunos irão para Luisiana em Goiás, onde ficarão em um prédio do Ministério da Educação, eles debaterão as problemáticas do meio ambiente. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas.”

Outros dois estudantes palmarinos estarão representando União dos Palmares em Brasília, são eles: Maria Ranielle da Rocha Silva ( Escola Municipal Antônio Gomes de Barros – Rocha Cavalcante) acompanhada pela coordenadora Cleonice da Silva. A orientadora e responsável pelo projeto é Josineide Bino da Silva.

Da Escola Municipal Pedro Cândido da Silva, Assentamento Cavaco, irá Pedro Antônio Ferreira de Mendonça que apresentará o tema Horta Escolar cuja orientação recebeu do professor Dorgival Caciano de Mendonça-Vavá.

Parabéns a todos os professores e alunos envolvidos nos projetos.
 
Davi Ferreira e a professora Maria Elizabete

Leia Também

Dia Internacional do surdo é comemorado em União dos Palmares. AQUI

Brasília vista por um Palmarino. AQUI

Marcelo, felicidade espontânea e simples. AQUI

Zumbi dos Palmares

Guerrilheiro negro brasileiro nascido em um dos mocambos do quilombo de Palmares, o líder mais famoso desse famoso quilombo e cuja vida tornou-se envolta em mitos e discussões. Descendente dos guerreiros imbangalas ou jagas, de Angola, com poucos dias de vida foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado ao padre Antônio Melo em Porto Calvo (1655).

Batizando como Francisco cresceu demonstrando uma inteligência privilegiada, e favorecido pela admiração do padre, aos 10 anos já sabia português e latim e aos 12 era coroinha. Aos 15 anos fugiu da casa do padre para voltar a Palmares, onde adotou o nome de Zumbi e passou a trabalhar na liderança dos quilombeiros. Participou da batalha em que a expedição de Jácome Bezerra foi derrotada (1673). Três anos depois, em um combate contra as tropas de Manuel Lopes Galvão, foi ferido com um tiro na perna (1676).

Revoltado com a assinatura de um acordo de paz (1678), rompeu com Ganga-Zumba e foi aclamado Grande Chefe pelos revoltosos que não aceitaram o acordo. Atacado pelas tropas lideradas por Domingos Jorge Velho (1694), foi baleado, mas conseguiu fugir espetacularmente. Um ano depois reapareceu e com cerca de 2000 palmarinos voltou a atacar povoados em Pernambuco, especialmente para conseguir armas e munições.

No entanto, em um dos ataques, um de seus grupos foi derrotado, e o seu comandante, Antônio Soares foi preso (1695). Após ser torturado pelo bandeirante e mercenário paulista André Furtado de Mendonça, este lhe ofereceu a liberdade em troca da revelação do esconderijo de Zumbi e, em 20 de novembro daquele ano, Soares levou Mendonça até o esconderijo, na Serra Dois Irmãos.

Conta-se que ao ver Soares, o grande chefe dos revoltosos foi abraçá-lo, mas foi recebido com uma punhalada no estômago. Os paulistas atacaram e o rebeldes presentes foram mortos. Seu corpo, perfurado por balas e punhaladas, foi levado a Porto Calvo, onde sua cabeça foi decepada e enviada para Recife, que por ordem do governador foi espetada em um poste para exposição pública até sua total decomposição. 

O dia 20 de novembro tornou-se o Dia da Consciência Negra.