Pages

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Que Educação Estamos Tendo e Oferecendo? Por Carlos Senna

Observaram a imagem mostrada acima? O que perceberam? O que há de estranho?

Bem gente, esta charge um tanto engraçada pode ser uma motivação séria para levantar-mos vários questionamentos e reflexões sobre a realidade e conceito de educação vivenciado por milhões de brasileiros como eu e você. Na charge acima aparece a cena de dois alunos, quem sabe bem "politizados", engajados num protesto em reivindicação a melhores condições de ensino para a educação de sua cidade possivelmente.

Na mesma cena aparece a seguinte frase: “Ençino de cualidade!”. Onde percebemos a presença de erros gravíssimos escritos na placa que os alunos levam, e vejam que esses alunos nem se deram conta do absurdo erro que é publicado e dado ao conhecimento de todos que lêem. Mas o que fato está errado? A frase da placa? Os alunos? Ou a educação e o ensino que esses alunos tiveram em anos anteriores?

Caros leitores, não se assustem mas, essa demonstração contida nesta charge é simplesmente um pequeno fragmento da realidade existente a muito tempo no Brasil e em pior estágio nos dias atuais, na vida de nossos alunos e em geral, no sistema publico de ensino que é ofertado as nossos brasileiros que dependem do mesmo para alcançarem um futuro menos doloroso. Poderia eu, enquanto professor e educador deste mesmo sistema de ensino, usar neste texto perfeitas falas recheadas de muita demagogia e vir a defender com todas as minhas forças o ensino publico brasileiro, embora estivesse indo de encontro aos meus princípios éticos compromissados com a verdade e sendo extremamente hipócrita com todos os leitores. Mas, devo honestamente concordar com o conteúdo exposto através desta divertida charge, aos olhos de alguns, e confessar com muita tristeza e revolta que nossos alunos em sua maioria sofrem diariamente com varias dificuldades de aprendizagem, e entre elas, a mais inaceitável, aquela que torna o aluno a vida inteira escravo da forma errada de escrever, ler ou falar, tornando esses alunos iguais máquinas velhas e estagnadas sem condições de alavancar.

São crianças, adolescentes e jovens que mesmo todos os dias dentro das salas de aulas, ainda assim não é o suficiente para aprender de verdade. Como pode alunos tão freqüentes as aulas não conseguirem aprender ao menos o considerado básico que é ler e escrever? Afinal, não é a escola o ambiente mais propício a se buscar isso? Sim. Claro que sim!

Porem o que percebo enquanto educador, é a existência de um verdadeiro “descaso e descompromisso” provenientes de todas as partes e que encontra-se infiltrado a décadas em nossa educação publica. Uma educação com qualidade só vai existir de fato, onde houver compromisso por parte de todos, e quando me refiro a todos, destaco primeiramente a família que sem dúvida precisa ter uma participação mais ativa e cooperativa em parceria com a escola, onde a mesma juntamente com os educadores tem o papel fundamental de determinar as diretrizes e conduzir esses alunos a uma aprendizagem mais qualitativa. Outro integrante importantíssimo, e que considero esses verdadeiros autores de sua própria história, são os nossos alunos. É fundamental a contribuição deles neste processo, esses precisarão entregar-se totalmente, dando o máximo de si e esforçando-se ao nível que for necessário. E por fim, seria impossível não continuar batendo nesta tecla, os nossos representantes políticos, uma vez que nas mãos deles estão os recursos necessários, ou mesmo o poder das decisões que são tomadas em tudo neste país. No entanto, se omitem a fazer e a cumprir o que prometeram nos palanques de comícios em anos de eleição.

Lamentavelmente, sinto em dizer que o fracasso está geral em nossa educação brasileira, indo em uma escala de macro a micro. Começando pelos que podem fazer e não fazem, até mesmo aqueles que querem fazer, porem não conseguem enfrentar sozinhos esse desumano jogo de interesses partidários que rege e alimenta as políticas públicas deste país( que é lenta e ultrapassada), tornando todos em seres humanos incapazes e desorientados, nos deixando mergulhados profundamente num sistema tão absurdo que criteriosamente obriga professores de todo o Brasil a aprovarem alunos sem as mínimas condições de serem aprovados, simplesmente para satisfazer aos caprichos estatísticos estabelecidos pelo governo, onde para o mesmo quantidade se torna mais importante que a qualidade e os bons resultados.

Daí entende-se o motivo que levam tantos alunos a estarem simbolicamente ocupando algumas cadeiras na sala de aula, sem nenhuma garantia de que sairão capazes e qualificados para o tão competitivo mercado de trabalho, que a cada dia desafia a todos independente de classe social ou cor, e que obriga a lutar aqueles que querem vencer.

1ª Semana do CAPS na Comemoração da Consciência Negra 2011


Palestrante Sérgio Rogério

1º Eletro Funk

Click para ver em tamanho maior

II Mostra Quilombola de Cinema

11 de NOVEMBRO

II Mostra Quilombola de Cinema
Local: Auditório da Prefeitura
Horário: 15:00h as 22:00h