Pages

domingo, 15 de maio de 2016

A importância da Geografia no Ensino Fundamental e Médio


… “inexiste um consenso, mesmo no plano formal, a respeito da matéria tratada pela Geografia.” (Moraes, p.37)

Está vinculada a formação do aluno, é ferramenta fundamental para ajudá-lo a entender a realidade do mundo em que vive interpretar, as relações entre a sociedade e o meio físico, demonstrar como uma cidade, estado, região ou país, chegou a ter aquela paisagem e realidade.

“Esta disciplina sempre pretendeu construir-se como uma descrição da Terra, de seus habitantes e das relações entre si e das obras resultantes, o que inclui toda ação humana sobre o planeta.” (Santos,p.18)

É importante que o professor de Geografia, utilize a realidade, em que está localizada a escola, para ensinar o solo, a vegetação, a hidrografia, o clima, e todos os fatores físicos, do local.

A história da região, a formação populacional, a formação cultural, sócio econômico e política, são fatores a serem estudados com os alunos, para que juntos, professor e alunos, possam chegar a conclusões sobre a sua realidade geográfica.

A Geografia, assim como a História, a Filosofia e a Sociologia são ciências, formadoras de opinião, muito importantes para ensinar o aluno a pensar, e a conhecer melhor os diversos tipos de discursos e seus interesses.

A geografia como ciência social, tem a preocupação de entender o espaço em sua dimensão social de construção. Nesse sentido, o papel da geografia escolar é de pensar este espaço com o aluno.
“Poucos países, no mundo moderno, possuem problemas educacionais tão graves como o Brasil” (Fernandes, p.192)

Fonte: Uni Colégio