Pages

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Em tom de desabafo palmarina escreve em rede social

Nasci e me criei em União dos Palmares, fiz curso de Agente de Informações Turísticas só por causa da história de União, pois desde pequena que sou apaixonada. Daí pensei: Vou sair da enfermagem e me ingressar no turismo, pois faço o que gosto e estudo sobre o que amo "MINHA CULTURA". Infelizmente não foi como imaginei.

Estou a um mês no RJ, estou vendo aqui coisas que vi a aí faz anos, dou um exemplo A CAPOEIRA... Aqui prevalece... É lindo de se ver as rodas de capoeira daqui, eles gabam os Quilombos dos Palmares, mas não sabem eles como anda a capoeira aí e dentre outras coisas na área da nossa cultura... E nem conto, pois sinto envergonhada.

Eles tem uma imagem MAGNIFICA em relação a capoeira daí, (União dos Palmares) mas nem tudo é como parece, né!?. A cultura de União dos Palmares só renasce quando alguém sai ganhando com isso. Mas não sabem eles "os gestores" que todos sairiam ganhando caso se preocupassem com a nossa cultura.

Resumindo fiz meu curso, estudei sobre minha cultura, tentei até ser VOLUNTÁRIA na área de turismo em União, mas realmente o TURISMO morreu em União. Em menos de um mês aqui no RJ fui selecionada para uma vaga de emprego na área de turismo, só que não aceitei, voltarei para a área da saúde, pois a minha única FORMAÇÃO da área de turismo de chama União dos Palmares Terra da Liberdade.

Onde voltarei apenas como visitante, pois os 24 anos que passei em União percebi que os de fora ganham mais credibilidade, e com certeza podem e conseguem ingressar na cultura de alguma forma. Quem sabe eu não consiga né!!!

Mesmo assim sinto muito orgulho de ser PALMARINA.
Janielly M. dos Santos

2 comentários:

  1. E minha amiga união dos palmares precisa reviver sua historia.

    ResponderExcluir
  2. Verdade.

    Nós palmarinos temos essa riqueza (Serra da Barriga)em nossa terra. Só precisamos "ter" mais identidade sobre a CULTURA NEGRA PALMARINA.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!