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quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carreira artística, palavras de uma realidade Por Rhommel Bezerra


Tenho recebido muitas mensagens de pessoas que querem seguir carreira artística, então resolvi escrever este artigo.

O primeiro passo e, por mais óbvio que possa parecer, é que o postulante a uma carreira artística seja realmente talentoso. É notório que no meio artístico não há espaço para “enganadores”, ou seja, em nosso meio, o artista tem que ser muito bom mesmo! Ele deve ser completo, ter qualidade, disciplina e foco.

Depois estudar, porque por mais genial que você seja, por mais visceral ou talentoso que seja, todos nós precisamos de referenciais e de estofo cultural. Ninguém consegue inventar algo puramente e genuinamente novo sem ter se espelhado em algo que já exista. Portanto, defina quais serão suas referências e estude-as profundamente.

Falando de carreira, o artista deve focar inicialmente no seu berço. Não adianta querer “estourar” no Rio de Janeiro, se você ainda não é sequer conhecido em sua região de origem. O trabalho deve sempre partir do pequeno ambiente para o maior. Esta é uma ordem natural e praticamente imutável em se tratando de fenômenos artísticos. As portas aqui não estavam abertas quando cheguei.

Tenho quinze anos de teatro e apenas três de teatro profissional e sei que o teatro deve ser a verdadeira casa do bom ator, pois é a expressão mais antiga do espírito lúdico da humanidade, é uma arte essencial, pois embora tome quase sempre como ponto de partida um texto literário (comedia, drama, e outros gêneros), exige a transformação da literatura em espetáculo cênico e sua transformação direta com a platéia (teatro que não cria relação alguma com o espectador, não é teatro), assim, por maior que seja a interdependência entre texto dramático e o espetáculo, o ator e a cena criam uma linguagem especifica e uma arte basicamente distinta da criação literária.
 
Assim, o teatro é principalmente um fenômeno social e, como tal, sujeito as leis de sociedade. Por isso, não existe teatro em sentido absoluto, com normas permanentes, mas vários teatros, muito diferentes, de diversas épocas e nações, e quanto mais remotos, menos operantes em períodos seguintes. 

Não posso deixar de citar o ambiente web, destaque para as Redes Sociais. É fundamental que o artista seja acessível ao seu público através, como já bem diz o nome, das Redes Sociais. E neste item, tenho percebido erros grosseiros por parte dos artistas, pois o Twitter, por exemplo tem sido usado por eles como uma comunicação em monólogo onde só o próprio fala, sem responder aos seguidores.

A ‘brincadeira’ consiste justamente nessa troca de opiniões, de contatos e informações. O Twitter é um canal de informação e de troca de informações, não deve jamais ser usado como algo unilateral. Há ainda uma categoria de aspirante a artista que quer expor toda sua intimidade como se estivesse participando de um reality. É um tal de “tô almoçando risoto de camarão” … “presizo faser as unhas do pé e das mãos” … “indo pra academia?”, ou seja, uma exposição desnecessária e um falecimento da língua portuguesa.

Mas seguindo no mesmo ritmo sem perder o foco, muita atenção ao site, blog, MySpace, Twitter, Facebook e todas as oportunidades tecnológicas que estão surgindo. Entenda que estas ferramentas devem ser usadas a seu favor e merecem ser tratadas com o máximo de responsabilidade. Afinal, imagem é tudo!

Talento não se compra fazendo um curso, workshops com atores “famosos” ou obtendo um DRT. Não pode ser apenas por vaidade, é a profissão que nos escolhe e tem que ser verdadeiro para conquistar seu espaço. Pois a beleza física só sustentará os primeiros quinze minutos do teste de elenco.

Se quiser reconhecimento, estude. Se quiser fama, faça sua inscrição para o próximo BBB.

Rhommel Bezerra, escritor, ator e diretor teatral. DRT 1443/AL

Diretor e fundador na Cia de teatro 4 Cantos.
Estudando bacharelado em Teatro na Univercidade do Rio de Janeiro (escreve com C mesmo).
Produzindo a peça "As aventuras de Brancamor".

Ela x Ele Na cidade sem fim - Novembro de 2012. Retorno no segundo semestre de 2013.
Espatódea - Janeiro de 2012. Retorno no segundo semestre de 2013.
As aventuras de Brancamor - Estréia no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2013. 
Fotos da peça teatral Espatódea apresentada aqui em União dos Palmares, click AQUI

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