Pages

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estudantes da Escola Antonio Gomes expõem desenhos sobre os escravizados no Brasil


A Escola Municipal Antonio Gomes de Barros, no Distrito de Rocha Cavalcante, zona rural de União dos Palmares está realizando pela 1º vez uma exposição com desenhos criados pelos alunos. 

Nessa primeira mostra o tema é “Serra da Barriga: Cotidiano da Liberdade”. Os desenhos retratam o cotidiano dos escravizados que viveram no município na época do Brasil colônia. Nos registros estão negros, brancos e índios que fugiram para o principal quilombo das américas, Palmares, para escapar dos maus tratos ao quais eram submetidos nas fazendas e engenhos de açúcar em que viviam. 

Os estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental participam do projeto que comemora o Mês da Consciência Negra, que acontece em muitos estados do país. "Apesar de não terem o hábito de desenhar e nem todos conhecerem a Serra da Barriga os resultados dos trabalhos ficaram maravilhosos". Disse o professor de Cultura Palmarina, José Marcelo, responsável pelo projeto. 

O Professor que leciona Geografia na mesma instituição diz ainda que “a intenção das pinturas foi fazer com que os educandos vivenciassem o cotidiano no Quilombo dos Palmares, através da leitura e principalmente por suas criatividades na arte de desenhar”. Mesmo que, para alguns alunos, o projeto tenha sido apenas um passatempo é possível perceber a aprendizagem sobre o assunto tratado em sala de aula e ver a emoção de muitos com as obras já prontas. 

Ao longo do ano os alunos iam rabiscando as figuras que eram sugeridas pelo professor: desenhos da serra, caricatura de rostos, capoeira, dança e outros objetos que fizeram parte do cotidiano dos refugiados. 

A exposição contou com o apoio da equipe gestora da escola. Além da exposição que lembra os 320 anos da morte do líder negro Zumbi dos Palmares foi montada uma programação com danças afros, capoeira e concurso de beleza negra da escola. 

A mostra iniciada no último dia 16 pode ser vista até o dia 30 de novembro na Escola Municipal Antonio Gomes de Barros.

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!