Pages

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sempre é possível um novo olhar sobre a Serra da Barriga


No último dia, 20 de novembro comemoramos no Brasil, o dia de Zumbi dos Palmares, líder negro que comandou o principal quilombo, onde homens e mulheres de idades e etnias diferentes viveram por quase 100 anos. A Serra da Barriga, hoje Patrimônio Histórico Nacional, é o principal cartão postal da cidade de União dos Palmares, onde milhares de turistas visitam anualmente o solo sagrado dos líderes negros.

A cada subida os visitantes, estudiosos e religiosos sempre se emocionam em estar no local, existem maneiras diferentes de ver o lugar e aproveitar melhor todos os espaços por onde milhares de escravos, índios e pessoas que não tinham condições de viver em outras sociedades se refugiavam para trabalhar e viver em harmonia.

Muitos religiosos de matriz africana tiram os sapatos assim que chegam ao platô da serra, essa é uma das maneiras para sentir melhor as vibrações positivas do lugar, como também uma forma de respeito aos antepassados. É comum ver gente cantando, fazendo meditações, orações, se confraternizando e tentando imaginar como aquelas pessoas viviam antigamente.

Cada espaço da Serra da Barriga é especial, das árvores centenárias, ocas, templos sagrados, lago, estradas etc. Cada um remete um pouco do cotidiano dos escravos.    

Convide seus colegas de trabalhos, amigos e familiares para fazer novamente uma visita ou subir pela primeira vez. Tirem seus sapatos, chinelas etc, e contemplem cada pedacinho do lugar. Não deixem de visitar os mirantes onde os guerreiros vigiavam quem chegava, não deixem de tirar fotos e divulgar um dos locais mais importantes do mundo que se encontrar em nosso território.

Viva Zumbi dos Palmares!!!
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!