Pages

sexta-feira, 15 de junho de 2012

"O PT me fez enxergar a política de uma forma diferente" José Gilmar da Paixão


Foto Tirada Por Maria Clara Filha do Casal

No último final de semana em comemoração aos 30 anos da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), encontrei-me com os amigos José Gilmar da Paixão e Misselene das Silva. Os dois se conheceram na militancia do movimento, hoje, estão casados e residem na cidade de Messias. Gilmar é natural de Murici, mas veio aos 6 meses junto com a família morar em Messias e Misselene é palmarina.

Gilmar, que é soldador da empresa COMAU prestadora de serviços para a Petroquímica Braskem, como mora em Messias e trabalha de segunda a sexta feira em Maceió ele sai de 05 hrs da manhã e retorna para a cidade às 8 hs da noite. Segundo ele, sua profissão de soldador traz alguns riscos a saúde, como outras profissões.

Com 8 anos de firma, Gilmar pensa em dar novos voos a sua vida e junto com sua família. O casal tem uma filha, Maria Clara, e ele pretende fazer o curso de Psicologia, mas segundo ele ainda é um projeto já que vem fazendo cursos de capacitação em sua área e no final do ano irá fazer um curso no Rio de Janeiro.

Aos 31 anos Gilmar, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores PT desde 97 e pré-candidato a vereador na cidade de Messias, diz que as cidades que não olham os pobres com o olhar de cuidado e deixam seus jovens serem assassinados, mesmo recebendo recursos federais. Para Gilmar isso o incentivou a querer participar desse processo político. Gilmar diz que essas questões da política ele já praticava com a militância da PJMP, onde obteve base para participar de outros movimentos como: Sem Terra, luta dos estudantes, de moradores sem água, luz e outras.

Gilmar lembra uma passagem na sua vida na época que era estudante e já participava da PJMP, onde era vendedor de um peixe chamado Acari. Seus pais eram trabalhadores rurais e também pescavam, o soldador disse que entre a vergonha, o medo e o receio de vende peixe nas ruas ele preferiu ajudar a sua família e sempre pensou positivo em relação a seu futuro. É com esse pensamento de prosperidade para a vida de outros adolescente que o militante dos movimentos sociais pensa na sua candidatura daqui a alguns dias.

Com 49 anos de emanicipação uma população de 15 mil habitantes, a cidade de Messias segundo o pré-candidato, não tem um potencial turístico como as cidades próximas como União dos Palmares, conhecida como terra de Zumbi e Maceió com suas belas praias. A expansão de Messias se deve por esta está à margem da Br 101 e tem potencialidade para instalações de empresas, mas só falta o incentivo e
que Messias tem um povo acolhedor e de bom coração. Afirma Gilmar.


Maria Clara e Misselene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!