Pages

terça-feira, 27 de março de 2012

Hoje é Dia do Circo!




A última vez que eu fui ao circo foi no dia 03 de Setembro de 2010, quando se encontrava aqui na cidade o Circo Europeu. Raramente deixo de prestigiar esse tipo de entretenimento, em União dos Palmares. Isso porque o circo me remotar a minha infância em Rocha Cavalcante ou Barra do Canhoto como também é conhecido.


Na época o povoado era muito pequeno com duas ruas principais e uma vila minúscula que ficava um pouco mais afastada, nesse tempo as principais atrações e diversões dos adultos e crianças era uma tv que ficava praça principal do Distrito, o Rio Canhoto, os festejos da padroeira e o circo.


Como a televisão ainda era uma novidade e um objeto caro, apenas as pessoas com um poder aquisitivo maior é que possuíam o aparelho. Como o senhor Biu da Barra, conhecido por todos como prefeito do lugar, o senhor que tinha um armazém perto da ponte, o dono da farmácia, se contava nos dedos quem tinha essa tecnologia no seu lar.


A tv era algo fantástico e mágico. Mas como ficava na praça tinha hórario certo para ser ligada e desligada. Quem era o responsável por isso era o vigia. Se dependesse das pessoas ela ficaria ligada o tempo todo. A minha sorte é que o vigia ligava a tv no começo da tarde, justamente no horário de meu programa favorito, o Sítio do Pica Pau Amarelo. Que ao mesmo tempo em que eu dava gargalhadas com a Emília, ficava temeroso com a Cuca e seus companheiros.


Outras lembranças são do rio Canhoto, que fazia parte do lazer e era fonte de renda para muitos, já que a quantidade de peixes era enorme. Na época podíamos brincar a vontade no rio sem se preocupar com poluição. Mesmo assim, meus pais não gostavam que eu e minhas irmãs (Zé Maria e Artur não eram nascidos) fosse muito para o rio. Mas o rio ficava logo atrás da nossa casa e, quando meus pais viajavam, todos nós e amigos íamos brincar no rio, por um bom tempo do dia. A gente também pescava. Eu tinha a minha vara e sempre estava lá no silêncio pescando meus peixes. Com o passar dos anos, meus nos proibiram de vez nadar no rio, pois este já não se encontrava tão sadio.


As festas da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, com seus brinquedos enormes era outro momento de diversão. A roda gigante era sem dúvida a quande atração do evento. Dava gosto ver o Distrito cheio de luzes, muitos visitantes e os diversos produtos à venda na festa.


O melhor mesmo era quando chegava um circo. Diferente da tv, do rio que a gente tinha sempre, o circo a gente não sabia quando ia aparecer de novo. E quando chegava, mudava a rotina do lugar. Quando se é criança tudo é fascinante. A gente acompanhava tudo de perto. Era divertido olhar o circo ser armado, aquela gente com roupas diferente, com sotaques e palavras novas, os palhaços fazendo graça na rua, etc.

 
No dia de estreia era uma festa, tinha outras sessões por dia para que todos pudessem assistir as atrações. Como o palhaço, mágico, os trapezistas, as bailarinas. Tudo me encantava. Era outro mundo naquela Barra, onde a rotina dos seus dias calmos era a principal coisa que o lugarejo tinha. Então, desde que vim morar em União, nunca perdi um circo que tenha vindo. É como voltar no tempo e relembrar daquele garoto que ficava de olhos bem abertos para tudo que estava acontecendo debaixo daquela lona.

Ano passado visitando Rocha Cavalcante para rever alguns conhecidos e tirar umas fotos, pude observar que o lugar não mudou tanto, mesmo com uma população maior e desconhecida para mim. Mas a praça continua com a tv, o rio (muito poluído) e a calmaria típica continuam lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!