Pages

sábado, 8 de setembro de 2012

Grupo de dança da UFAL se apresenta hoje no Povoado Muquém

O projeto, Remanescentes: Um Reino Chamado Muquém, aprovado pelo Prêmio de Cultura BNB edição 2011 tem como fonte de pesquisa a comunidade remanescente de quilombo Muquém. Situada na cidade de União dos Palmares em Alagoas. Seu povo traz em seus corpos e no cotidiano toda ancestralidade afro-brasileira. Descendentes de reis, dos guerreiros e guerreiras que lutaram, resistiram e instituíram o maior símbolo de organização política desse país: o Quilombo dos Palmares.

Nesse contexto o espetáculo mistura ficção e realidade criando uma nova e possível versão para a existência de Dandara e de tantas outras mulheres do Quilombo dos Palmares que se refugiaram em Muquém, onde viveram por muito tempo no anonimato instituindo assim, um reino sem rainha. Apresentaremos dois trechos do espetáculo, com a coreografia: Ritual e Intenso amor.

Conheça a biografia do bailarino Jadiel Ferreira responsável pelo projeto.


Fotos tiradas na lagoa dos negros, Serra da Barriga.

Comecei minha vida artística aos 14 anos de idade no ano de 1995, na cidade de Maceió no bairro de Bebedouro. No Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê – C.C.C.M.I, o grupo surgiu da necessidade de combater o preconceito racial e a intolerância religiosa, propiciando oportunidades aos afro descendentes, no tocante às ações afirmativas, valorizando a história, cultura e identidade negra.

Fundado em 19 de março de 1994, com dimensões sociais oriundas da realidade brasileira, elevando a auto-estima e o fortalecimento do exercício da cidadania, conquistando políticas públicas para a população afro descendente, os quais tem orgulho de seu pertencimento étnico racial, sem permitir que continuem negando a contribuição decisiva da população negra na construção desse país.Desta forma me formei dançarino profissional de dança afro e educador social.

Dançarino atuante das manifestações folclóricas e populares em Bebedouro no ano de 1995 fui membro do grupo de coco de roda Renascer, grupo pioneiro nesse bairro, em 1994 começo minha carreira como coreografo na 1ª Olimpíada do Colégio santa Amélia em Bebedouro. Em busca de novas experiências e de me compreender corporalmente , no ano de 2003 se torna aluno da academia de dança Maria Emília Clark na categoria de balé clássico se tornando nesse mesmo ano bailarino estagiário da Cia Emília Clark na coreografia verão na reabertura do teatro Deodoro.

Começo meus estudo em dança contemporânea em 2008 com a Cia L Limitada (TA). Recentemente convidado para compor e fazer intercambio com o balé folclórico da Bahia desenvolve pesquisas na área da dança afro em seu contexto cênico como trabalho de conclusão de curso pela Universidade Federal de Alagoas no curso de Dança Licenciatura.

Blog Remanescentes, um reino chamado muquém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!