Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma conversa com Mirta Aiala

Na última quinta-feira, 25, encontrei Jucemirta Aiala no Quintal Cultural, organizado pela Fundação Palmares. Mirta, como é chamada, cursa Ciências Sociais na UFAL e foi uma das 38 mulheres que concorreram à vereadora em União dos Palmares, que a partir do próximo ano terá 15 vereadores.

Mirta é filiada ao Partido da Mobilização Nacional (PMN) e diz que a experiência foi a melhor possível, apesar de não ter sido eleita. Mesmo com pouco recurso pra trabalhar na campanha, ela ficou feliz com o contato com os eleitores nas ruas da cidade. Para Mirta. as eleições municipais é um momento único na vida social das pessoas. Muitas delas se envolvem e não dão um passo que não seja em função da política. Segundo ela esse envolvimento é o mesmo a cada período eleitoral, onde são refeitas as parcerias nos partidos.

Aos 22 anos Mirta, diz que a eleição 2012 foi diferente para as mulheres, já que as colitigações tinha um determinado número de mulheres candidatas. Para ela, o não acesso de uma mulher à Câmara é por causa da nossa cultura preconceituosa, onde as minorias são vistas de maneira pejorativa.

Trabalhando como agente comunitária de saúde no bairro Abolição, Mirta diz torcer para essa nova composição na Câmara de Vereadores. Além de ter ficado feliz pela vitória de Toinho da ADEFUP (PT do B), por ele representar uma classe da minoria e que os trabalhos que já realizados possam ser ampliados a partir de 2013

Mirta diz que durante as caminhadas, enquanto pedia votos, escutou de muitos que "pobre não vence eleições", a vitória de Toinho serve pra mostrar que com honestidade e dignidade é possível chegar lá. Ela termina nossa conversa dizendo "eu entrei na política porque gosto e essa não será minha última candidatura".

Relação de vereadores eleitos em União dos Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!