Pages

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Pedro Sertanejo – União dos Palmares

“Lembrar de Pedro Sertanejo é rememorar a própria história dos forrós enquanto espaços de sociabilidade e divertimento do nordestino emigrado. O “Forró do Pedro” e a gravadora “Tropicana” são dois baluartes representativos da dedicação de Pedro Sertanejo na rede social do forró entre as décadas de 1960 e 1980.

Porém, paralelo a isso, não devemos esquecer de sua contribuição significativa ao percurso da sanfona de oito baixos. Filho de Aureliano e pai de Oswaldinho do Acordeon, Pedro Sertanejo está no núcleo dos ‘clãs musicais’ que identificam as linhas mestras da sanfona de oito baixos na região Nordeste. Com o êxito de “Roseira do Norte”, um aceleradíssimo xote, em parceria com Zé Gonzaga, consolidou sua reputação de sanfoneiro em meados da década de 1950.

‘União dos Palmares’, editado através do selo Musicolor em 1971, é uma importante contribuição na discografia de música instrumental para sanfona de oito baixos. Neste disco, se reflete uma mistura do forró instrumental com elementos da música ítalo-caipira paulista, o que fica evidenciado pela presença de uma viola em algumas faixas. Aliás, esta preocupação norteava o trabalho de Pedro durante a década de 1970, o que se reforça pela presença e em alguns de seus discos desta época, da dupla caipira Mestiça & Zulmara, com o belo dueto em terças paralelas, tão característico, e a inclusão de temas que evocassem o reisado, a folia de reis, etc…

Mas ‘União dos Palmares’ não é apenas isso. É também mais uma mostra do estilo peculiar deste músico, que nesta gravação utiliza uma Todeschini 24 baixos com três carreiras de botões. O acompanhamento é realizado por regional – cavaquinho, violões e percussão, com destaque para o violeiro oculto, devido à ausência de ficha técnica.”

Pedro Sertanejo – União dos Palmares

1971 – Musicolor

01 – Porto Velho (Pedro Sertanejo)
02 – Palmares (Pedro Sertanejo)
03 – Bagé(Pedro Sertanejo)
04 – Ribamar (Pedro Sertanejo)
05 – Pojuca (J.Luna – Pedro Sertanejo)
06 – Salgado (Pedro Sertanejo)
07 – Catú (Pedro Sertanejo)
08 – Forró nordestino (Pedro Sertanejo)
09 – Oh! Helena (Zito Borborema – Pedro Sertanejo)
10 – Quadrilha alegre (Oswaldo Silva)
11 – Arrasta-pé na brasa (André Araújo – Oswaldo Silva)
12 – Guriatã (Antonio Firmino – Nivaldo Gomes)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Se estiver com dificuldade para baixar e descompactar os arquivos, tire suas dúvidas em nosso manual “passo a passo”, clique aqui.


*Pedro de Almeida e Silva, O REI DO FORRO, natural de Euclides da Cunha, Bahia, o nasceu em 27/04/27, foi o criador do primeiro do Baile do Forró de São Paulo, No Bairro Vila Sônia na garagem do Zé Pedro, vindo em seguida para o União Mutua na Vila Carioca e finalmente no forró do Pedro, na Rua Catumbi.

Gravou dezenas de long play pela Continental, tinha seu própria programa todos os domingos na Rádio Clube de Santo André, onde recebia os maiores cantores da música nordestina como, Luiz Gonzaga, Marines, Abdias, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Domingueiros, Zenilton e tantos outros. Fundou a gravadora Canta Galo e seu principal sucesso como produtor foi suplica cearense, gravada por Ary Lobo.

Junto a Jorge Paulo criou o troféu Chapéu de Ouro, atuando na Rádio Nove de Julho às 7.30h da manhã. lançou muitos artistas, fabricou sua própria sanfona de oito baixos e deixou como patrimônio seu grande filho e artista Osvaldinho conhecido internacionalmente.

Pedro Sertanejo teve muitos sucessos entre eles, a música Coração do Norte

* texto retirado da comunidade Orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!