Pages

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Reunião 2º BPM de União dos Palmares discute a homofobia

Aconteceu ontem (17), uma reunião para discutir a homofobia em União dos Palmares. Um grupo de palmarinos da comunidade LGBT se reuniu no 2º Batalhão de Polícia Militar de União com o Ten. Cel. Valter do Valle Junior, novo Comandante do 2º BPM, no auditório da corporação militar.

A reunião foi um convite do próprio Coronel do Valle "Em plena globalização e com avanços dos direitos civis dos cidadãos não podemos mais tolerar qualquer tipo de preconceito, seja com homossexuais, negros, deficientes etc". Segundo o Comandante "Queremos formar um grupo participativo onde podemos ajudar os homossexuais que sofrem algum tipo de preconceito no ambiente de trabalho, na escola, no lazer ou no seu cotidiano".

O comandante falou que em União será criado o GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal, órgão sem hierarquia e que pensará, além de outras coisas, as políticas de Segurança e Cidadania da Cidade.

Em sua fala inicial o Comandante disse "Venho de uma família muito humilde, morador de casa de taipa, quantas vezes me deparei com olhares preconceituosos pelo fato de ter uma única calça jeans e um par de sapato" e completou "Quando passei em Engenharia Elétrica e posteriormente comprei meu carro, acabaram as ofensas".

A discussão serviu para se tirar dúvidas e unir forças, segundo Antonio Madson "Esbarramos com atitudes preconceituosas de alguns vereadores aqui no Legislativo, órgão responsável para criar leis para o bem da sociedade". 

"É uma surpresa um comandante chamar e fazer uma reunião como essa" disse Sérgio Rogério, Secretário da Infância e Juventude, segundo o secretário em muitas ocasiões quando os membros iam denunciar ou solicitar orientações sempre sentiu o ar de deboche de alguns policiais militares e civis.

Para Sérgio Rogério "Os homossexuais de União dos Palmares não sofrem tanta violência como em algumas cidade brasileiras, temos casos emblemáticos em relação à homofobia", e concluiu "Temos a homofobia velada, aquela que mais fere e dói". 

Na reunião estavam presentes a coordenadora do Promepaz no município a educadora Ana Maria Cardoso e a pedagoga da instituição Dianelle Marques. Ana Cardoso sugeriu convidar outros grupos de cidades vizinhas para contribuírem com as próximas atividades. Participaram da reunião Tenente Arandas, Cabo Edson Pinheiro e Soldado Valéria Marques.
 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!