Pages

sexta-feira, 25 de abril de 2014

"Para todo palmarino que se preze" Bruno Clériston


Para todo palmarino que se preze, abril é o mês do poeta Jorge de Lima. E para homenageá-lo ilustrei um de seus trabalhos que particularmente é o meu favorito [depois do soneto O Acendedor de Lampiões - ].

O Mundo do Menino Impossível é o primeiro trabalho do poeta em sua fase modernista, logo após seu retorno do Rio de Janeiro.


O poema nos mostra um menino que rejeitou todos aqueles brinquedos importados do primeiro mundo, o objetivo daqueles que queriam tornar o Brasil uma cópia de um país europeu. E esse Menino Impossível se dedicou a brinquedos genuinamente criados de sua consciência e do lugar onde mora; buscando uma identidade própria.

Jorge de Lima é o poeta da família. Em seus textos ele conceitualizou de forma geral, a partir do convívio com os negros quilombolas e seus descendentes, do lugar onde morava (com vista para a formosa, porém sofrida Serra da Barriga), ele desenvolveu um trabalho minucioso, um verdadeiro retrato muito criterioso de quem somos. Algo muito atual. Jorge de Lima soube olhar para as pessoas com um grande respeito.
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!