Pages

sábado, 8 de abril de 2017

Mais de mil pessoas já contam com água no Povoado Serra Preta

O município de União dos Palmares vem sofrendo com a baixa vazão do Rio Mundaú e os moradores clamam ao Estado por melhorias no abastecimento na região. Ao atender à demanda municipal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) destinou uma máquina perfuratriz para encontrar água no subsolo. O resultado desta investida foi constatado nesta sexta-feira (7) durante o Governo Presente.

Mais de 1.500 famílias que moram no povoado Serra Preta serão beneficiadas com o abastecimento de água por meio de um chafariz instalado na região. Os trabalhos em infraestrutura hídrica ocorreram por meio do Programa de Perfuração de Poços.

Segundo o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, desde o início do ano, o Governo de Alagoas vem tratando com a Prefeitura de União dos Palmares para encontrar soluções para diminuir os problemas no abastecimento de água na região.

“Seguimos com a prioridade do Governo de Alagoas que é levar água a quem mais precisa”, destacou Alexandre Ayres durante o seu discurso.


Em Alagoas, o programa já perfurou mais de 300 poços desde 2015, ano em que os trabalhos foram iniciados.

Um comentário:

  1. Estimados, seguem informações sobre o "SEMINÁRIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ALAGOAS E PERNAMBUCO PARA USO E PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO".

    Solicitamos divulgação e participação.

    << No dia 27 de abril, quinta-feira, acontecerá em Garanhuns o “SEMINÁRIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ALAGOAS E PERNAMBUCO PARA USO E PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (CODEMA) e organizado em uma parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), a ONG Econordeste, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e visa estreitar a cooperação entre instituições e mobilizar a população em prol da criação do Comitê Gestor das bacias dos rios Mundaú e Paraíba do Meio. Estes dois rios nascem no Estado de Pernambuco e tem sua foz no Estado de Alagoas, no Complexo Estuário Mundaú-Manguaba, sendo de fundamental importância para o abastecimento humano e produção agropecuária e industrial de dezenas de municípios nestes dois estados. No entanto, o uso inadequado do solo, as captações inadequadas e irregulares de água, o mau manejo de resíduos sólidos e efluentes (esgotos) e a falta de um controle adequado sobre as prioridades de uso da água vem gerando conflitos, desabastecimentos, quebra da produção agropecuária e industrial, além dos danos ambientais ao longo de todo o trajeto destes dois rios, que possuem, ambos, demanda maior do que a oferta disponível.
    Se por um lado a atual crise hídrica no Nordeste agravou o quadro acima descrito, por outro trouxe a relevância do retorno das discussões e ações acerca da criação do Comitê Gestor destas bacias, como forma de gerenciar o uso da água destes rios e favorecer a captação e aplicação de recursos financeiros que promovam a revitalização dos mananciais, tais como, ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, saneamento, dentre outras.
    O evento é gratuito e acontecerá nas dependências do Auditório da AESGA, localizado na Av. Caruaru nº 508, Heliópolis, Garanhuns, Pernambuco, próximo à Rodoviária, a partir das 14h00min.
    Embora a entrada no evento seja gratuita, para registro e controle das instituições e pessoas participantes, assim como para garantir a reserva de lugares, é necessária a inscrição prévia no evento, que deve ser efetuada em formulário online disponível no link abaixo. Para maiores informações contatar o CODEMA, por meio do e-mail codema.garanhuns@gmail.com.
    Link da inscrição: < https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHK6dZc_xiXxlsiDPxmeih8mMiiDUquqLVf_NCFbdEpYdjlA/viewform>

    >>>

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!