Pages

quarta-feira, 3 de maio de 2017

O que faz um bom professor?

 Dicas essenciais para quem deseja se tornar um mestre na arte de ensinar adultos e fazer a diferença na vida dos alunos.

Aos meus atuais e futuros amigos professores, especialmente os que se dedicam ao ensino para adultos em cursos de nível superior.

Existem três coisas importantes para a construção de um bom professor. É um misto de técnicas, formação adequada, experiência e insights que são construídos na medida em que você vai somando horas e horas de sala de aula.

É algo parecido com as 10 mil horas de treinamento sugeridas por Malcolm Gladwell em seu best seller Fora de Série (Outliers), uma leitura proveitosa e muito agradável.

Porém, isso demora, motivo pelo qual desejo compartilhar algo que aprendi com amor e com a dor, ou seja, por meio da experiência, alguns cursos avançados de metodologia e muita pesquisa sobre o assunto.

O que faz um bom professor?

1. Formação adequada: você consegue ser muito mais efetivo quando a formação básica na disciplina ajuda. A titulação conta muito e se você se dedicar ao assunto, mais do que se dedicou na universidade, melhor ainda. A tendência é fortalecer o conhecimento ao longo do tempo com outros cursos e especializações.

2. Teaching: o saber ensinar, o jeitão do mestre, metodologia, preparação antecipada, domínio do assunto, a facilidade de se comunicar, a oratória, a interação em sala de aula por meio de discussões em grupo, trabalho em equipe, ferramentas, vídeos etc. Os adultos aprendem de maneira diferente, ou seja, fazendo e não apenas ouvindo.

3. Experiência no assunto: é a prática consistente do mestre que ajuda a transformar o conhecimento teórico em ensino de qualidade. Ler um livro e despejar o conteúdo em sala de aula é fácil, mas o que vai fazer a turma absorver a teoria e colocá-la em prática é a aplicação pura e simples daquilo que você transmite e aplica na sua própria vida profissional.
 
Ensinar adultos é um desafio considerando que vivemos numa sociedade altamente seletiva, hiperssimplificada e hipercomunicativa. Portanto, para concorrer com Twitter, WhatsApp, Facebook, LinkedIn, Instagram, MSN e tantos outros "roubares de tempo" em sala de aula, você precisa ser mais rápido, mais interessante e mais efetivo do que eles.

Aqui vão algumas sugestões de leitura para quem deseja se aprofundar no assunto e se tornar um verdadeiro mestre na arte arte de ensinar:

1) Aprendizagem de Resultados / Malcolm Knowles 
2) O Livro Verde da Persuasão / Jeffrey Gitomer 
3) 99 Calamidades em Sala de Aula e como evita-las / Tabatha Rayment. 
4) A Arte do Encantamento / Guy Kawasaki

Espero que isso lhe ajude a se tornar um mestre mais efetivo e mais querido por onde passar. Procure o caminho da maestria, não apenas porque precisa de algumas aulas para complementar a renda, mas porque você ama esse negócio de ensinar e isso, meu amigo, faz uma diferença enorme em sala de aula e na vida dos seus alunos também.
Pense nisso e seja um mestre por excelência!

Jerônimo Mendes 

http://www.jeronimomendes.com.br

Administrador, Coach, Professor Universitário e Palestrante, apaixonado por Empreendedorismo. Mestre em Organizações e Desenvolvimento Local pela UNIFAE. Livros Publicados: A Atitude Muda Tudo (Chiado) Empreendedorismo para Jovens (Atlas) Manual do Empreendedor (Atlas) Oh, Mundo Cãoporativo! (Qualitymark) Benditas Muletas (Vozes) Encontro das Estrelas (Canção Nova) Benditas Muletas (Nueva Palavra, México).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!