Pages

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Documentário feito no Muquém emociona moradores e convidados.


No último sábado, 03, foi exibido para os moradores do Povoado Muquém um documentário realizado com moradores da comunidade. Na mesma ocasião aconteceu a entrega dos certificados dos participantes da oficina de Vídeo e Memória e Vídeo Portátil. A oficina foi ministrada pelo documentarista carioca Clementino Junior.

A oficina promovida pela Secretaria de Cultura de União dos Palmares, que antecipou a ideia por causa da vinda de Clementino Junior, que não cobrou pelo trabalho, teve como trabalho final o filme "Águas no Muquém - sobreviventes de uma enchente". O filme retrata, a partir dos depoimentos dos moradores, os momentos vividos na enchente de 2010, onde muitos passaram a noite em uma jaqueira. O tema foi escolhido pelos alunos do curso.

 A cada depoimento era visível a emoção dos que participaram do documentário e da plateia presente. Reviver em palavras todo sofrimento de 2010 foi doloroso e muitos não tiveram condições de falar ao final da sessão. A boa notícia compartilhada entre os quilombolas presentes era a felicidade de estarem em suas casas novas, com espaços de lazer, ecumênicos, centro de artesanato e a Escola Municipal Pedro Pereira da Silva.  

Para Genisete Lucena, secretária de Cultura, o resultado do curso foi ótimo e o próximo passo é criar um núcleo de audiovisual e ampliar o projeto com novas oficinas.
 
O professor de audiovisual Clementino Júnior disse que programou a vinda a União desde o dia em que fechou sua participação em uma oficina de cinema em Recife. Como já fazia planos de conhecer as terras do Líder Negro Zumbi dos Palmares entrou em contatos com amigos e se prontificou em fazer as atividades em União. Segundo ele, "Mesmo que o tempo tenha sido curto, uma semana, o resultado fui muito positivo. Fiquei feliz com a turma que participou".

O cineasta, filho da atriz Chica Xavier, é o responsável pelo Cineclube Atlântico Negro, especializado em cinema voltado para a cultura negra. Clementino disse ao blog que voltará a União em novembro. "Tenho compromissos agendados em Salvador e aproveitarei para vir a cidade".

Estiveram presentes na sessão moradores do Muquém, a secretária de Saúde Carla Borba, a coordenadora da Defesa Civil de União, Nádia Seabra, alunos do Povoado Várzea Grande, membros do Coletivo a Fábrica e professores da rede municipal de ensino.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!