Pages

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Uma conversa bastante proveitosa

Semana passada, tive uma conversa reservada, franca, aberta, dentro do maior respeito e cordialidade com o novo prefeito de União dos Palmares, o agro-pecuarista Eduardo Pedrosa. 

Aqueles que me conhecem sabem que tenho pautado toda a minha vida na honestidade, seriedade, ética profissional e humildade, por isso não poderia jamais fugir de meus princípios.

Eduardo me fez uma pergunta, e eu disse na oportunidade que se fosse para dizer o que ele queria ouvir, estava diante da pessoa errada. Sempre fui sincero comigo mesmo e jamais poderia trair meus conhecimentos políticos e, principalmente minha consciência. Falei ao prefeito o que pensava em relação à escolha de seus assessores e sobre seu início  de administração.   

Pedrosa me falou que gosta de pessoas assim, porque não aceita mentiras e se alguém falar somente para lhe agradar, esse não fará parte de seu governo; assim espero!

Faço minhas  as palavras do prefeito. Não nasci para agradar a ninguém com mentiras e falcatruas, sou imperfeito, assim como todos, porque perfeição só em Jesus Cristo, porém, faço todo o esforço possível para buscar sempre os acertos mesmo que possa me causar danos irreparáveis.

Disse ao chefe do executivo palmarino que, quando qualquer secretário ou assessor usar de artimanhas para lhe agradar e começar a esconder a verdade sobre a administração, é hora de afasta-lo, porque esses que assim agem não têm caráter, não têm postura, não têm conhecimento, não têm respeito, não são amigos, querem única e exclusivamente agradar para garantir o emprego na prefeitura. Se o povo estiver reclamando de determinado problema que por ventura esteja ocorrendo na cidade, e o assessor disser que está tudo bem, pode afasta-lo, porque esse não serve.

Na ocasião, Eduardo me perguntou como eu observava esse primeiro mês de governo e como eu avaliava a escolha de seus assessores. Fui franco, direto e objetivo: Eduardo, perfeição só em Cristo. Com isso, evidentemente que já tinha respondido parte de sua pergunta.

Em relação aos secretários é bem verdade que alguns nomes me causaram surpresa, não só a mim, mas grande parte da população e, sobretudo, do mundo político, porque não possuem condições profissionais para exercer tal cargo.

No segundo escalão, pessoas que não tem perfil, condições éticas, morais e profissionais para assumirem determinados departamentos, mas como um todo, as escolhas foram do agrado da população.

Tenho restrições a alguns nomes, e essa não é simplesmente minha opinião, é a opinião de grande parte dos palmarinos. O problema também está nos famigerados acordos políticos, e acordos têm que ser cumpridos, por isso é que se diz que “política é a arte de engolir sapo”.

A população sabe da necessidade de ter uma cidade limpa. Existem, é bem verdade, aquelas ações administrativas que dependem exclusivamente de planejamento e vontade política. Apesar de um mês a frente do governo municipal, o trânsito continua caótico, a feira livre precisa urgentemente ser reordenada, e esta calamidade que tem sido a falta d’água nos lares dos palmarinos, tem que ter uma solução definitiva.  

Afirmei ainda que, sua presença na cidade, conversando e interagindo com o povo para saber de seus problemas e necessidades, indo as escolas,  aos bairros mais carentes, visita a feira livre, tudo isso é muito importante, porque o povo quer ver, sentir, tocar  e desabafar seus problemas com o novo prefeito, sem, no entanto, enfrentar aquela famigerada burocracia de gabinete.

Sendo mais claro e objetivo, disse-lhe que ele acertou 90% na escolha do secretariado e que a nomeação de algumas pessoas teria deixado a desejar. Evidentemente que não por culpa única e exclusiva do prefeito, mas, sobretudo, pelos famigerados acordos políticos que sem eles fica praticamente impossível de governar.  

Apesar de tudo, o primeiro mês a frente dos destinos dos palmarinos tem agradado a população, mesmo sem condições financeiras para tocar obras importantes e emergenciais, por causa da catástrofe e “furacão” causado pela administração de Beto Baia.

Antes de terminar esse rápido bate-papo, conclui dizendo: já está na hora Eduardo de você reunir seu secretariado e “bater” na mesa, dizer qual sua metodologia de trabalho e deixar claro que você é o  prefeito e nada poderá ser definido ou acertado sem o seu conhecimento e consentimento, isso para evitar os problemas que imperou na gestão desastrosa do ex-prefeito Beto Baia, onde os secretários deitavam e rolavam, decidiam, admitiam, demitiam  naquela facciosa administração.

Portanto, resta-nos esperar  que esses secretários deem conta do recado, e coloque sua metodologia de trabalho em prática. Apesar do caos financeiro que atravessa a prefeitura, Eduardo Pedrosa tem tudo para realizar uma boa administração. Sabemos que o tempo é curto, mas com inteligência, habilidade, paciência, diálogo, jogo de cintura e muito trabalho, ele têm tudo para chegar lá!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!