Pages

sábado, 16 de abril de 2011

"Eu Sou Uma Eterna Candidata Ao Cargo De Secretária De Educação" Claudete Monteiro

Nossa convidada de hoje no Programa Mesa Z veio morar em União dos Palmares aos 7 anos, vinda da cidade de Bezerros, Pernanbuco. De onde a família veio trabalhar com o indústrial João Lyra e, posteriomente, seu pai abriu uma fábrica de correntes que abastecia todo o Nodeste.

Claudete Monteiro aceitou vir a Rádio Zumbi falar do projeto Brasil Alfabetizado, onde é coordenadora desde 2004. Formada em Geografia e ex-dona da Escola da Mônica, ela diz que fechou a escola por não ter coragem de cobrar aos inadimplentes.

Em suas falas iniciais agradeceu o carinho dos familiares, pais, filhas e do companheiro. falou da admiração por Manoel Gomes de Barros e pelo ex-prefeito José Pedrosa.

Nosso primeiro assunto foi sobre o Projeto Brasil Alfabetizado. Ela nos mostrou dados desde 2003, os avanços e as dificuldades em manter jovem e adultos em uma sala de aula. Ainda nos comunicou que para ensinar no projeto, o professor tem que arrumar um local com mobilia e uma certa quantidade de alunos para ser cadastrado e receber um valor de 250,00 mensal.

Para os alunos do Pró Jovem, o Governo Federal em parceria com as Prefeituras, disponibilizam lanches, material didático e uma bolsa R$ 100,00 (mensal) para que eles estudem e os cursos são curtos. Desse modo, o Governo tenta impedir a evasão escolar. Mesmo assim o número de alunos que desistem é alto.

O Brasil Alfabetizado está em todo o município e tem salas que estão espalhadas em vários cantos da cidade. Na Casa dos Pobres, postos de saúde, Chácara Rosa Mística, centros comunitários, garagens e casas particulares.

Quando o assunto foi política, Claudete Monteiro diz que não é oposição, mas amiga dos Baias, Vergettis e Praxedes (tem uma amizade muito forte com Dode Praxedes). Perguntada se sairia candidata a algum cargo político. Respondeu que não, mas se diz eterna candidata ao cargo de secretária de educação.

Outros assuntos debatido no programa foram a sua saída da Secretaria de Educação, construção da casa nos frios e sua relação com o prefeito Kil.

O programa que tem duração de duas horas, hoje se estendeu por mais uma hora e bateu recorde de ligações. Muitos ligaram pra elogiar a sua forma de trabalho, outros para fazer perguntas.

No final do programa Claudete Monteiro me passou 88 fotos antigas, que logo postarei aqui no blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!