Pages

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Maria Mariá Inspirando Novas Gerações Por Candice Almeida

Neste fim de semana a cidade de União dos Palmares foi presenteada com um evento marcante para a imprensa local e os palmarinos envolvidos e apaixonados pela comunicação.

O Prêmio Imprensa Maria Mariá foi idealizado pelo jovem Clezivaldo Mizael e visou premiar a imprensa natural da cidade. Por imprensa entendeu-se a produção e disseminação de textos pessoais, de comunicação visual e de informação de uma forma geral.

A ideia de caráter estritamente local ganhou ares de grande premiação regional, o que não era para menos. Com a presença de diversas autoridades políticas, comerciais, e do jornalismo palmarino e das cidades vizinhas, o evento transcorreu sob a apresentação de Vanessa Lima acompanhada por Mizael, tudo transmitido ao vivo pela TV Oxente, via internet.

Os veículos de comunicação inscritos foram os mais diversos, desde blogs e sites, até programas de rádio e jornais. Estes foram encaixados em suas respectivas categorias e passaram por duas fases paralelas de votação, a do voto popular e a análise de jurados especializados em comunicação em diversos seguimentos.

A cidade de Zumbi dos Palmares e do escritor Jorge de Lima deu espaço a seu ícone feminino ao homenagear Maria Mariá, mulher a frente de seu tempo que se especializou em romper barreiras, influenciar comportamentos e inspirar gerações. Com uma personalidade forte, esta educadora dedicou-se à formação intelectual dos jovens palmarinos e ao resgate histórico e cultural de sua cidade natal.

Eu, como única representante feminina num corpo de jurados formado por mais sete homens, não poderia me furtar a registrar minha profunda admiração por esta mulher que foi vítima de preconceito machista e que nem por isso se abateu, continuou sua incansável luta pela emancipação feminina no interior alagoano, terra de coronelismo e tradições muito arraigadas.

Passar este fim de semana em União dos Palmares foi uma experiência única e inesquecível. Respirar palavras, textos e conteúdo em todos os lugares de uma só cidade é sentir o sopro de ventos melhores num futuro bem próximo. É ter a sensação de que nosso estado tem jeito, e que este jeito virá dos jovens produtores de conhecimento nos mais diversos rincões alagoanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!