Pages

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Conheça o projeto Alagoas Sustentável, da Escola Jorge de Lima


Recebi o convite da Escola Estadual Dr. Jorge de Lima para prestigiar a exposição de painéis do Projeto Alagoas Sustentável. Segundo Roseane Ferreira Vasconcelos, diretora da Escola Dr. Jorge de Lima, a cada ano a escola trabalha um tema relacionado ao meio ambiente. Esse ano o tema escolhido foi Sustentabilidade no Estado de Alagoas. Para a diretora "a intenção do projeto é fazer com que o aluno compreenda a importância dos recursos naturais e leve seus conhecimentos para sua casa e sua comunidade.

Os temas abordados fazem com que toda classe de professores e estudantes reflitam uma melhor maneira para economizar no nosso dia-a-dia, desde fechar as torneiras após o uso a desligar aparelhos eletrônicos quando não estamos usando e separando o lixo doméstico.

Os próximo passo da escola será implantar uma horta. Uma das turmas ficará responsável, mas todos as alunos iram ajudar na manutenção. A direção espera com essa atitude diminuir nos gastos com verduras e hortaliças, ter produtos saudáveis e poder ajudar, se necessário, alguns alunos com os produtos colhidos na escola. Vasconcelos ainda contou que o projeto Alagoas Sustentável terá continuidade no calendário escolar até dezembro.     

Os estudos desenvolvidos pela escola já começam a ser reconhecidos. Muitos pais de alunos estão indo à escola para saber mais sobre os assuntos discutidos em sala de aula. A diretora adjunta Suzana Bento diz que a socializadão de experiências e conhecimentos é o principal no Projeto Alagoas Sustentável. Para ela, "a comunidade escolar sai ganhando e toda sociedade ganha quando essas sementinhas repassam seus conhecimentos". 

A Escola Estadual Dr. Jorge de Lima tem um total de 504 alunos, nos três horários. Dos 26 professores apenas 8 são efetivos, os demais são monitores. Roseane já começa a receber novos monitores no final do mês. Após uma adaptação eles darão continuidade ao projeto.

Todos os professores e alunos disseram que é uma grande felicidade participar de algo tão importante para o meio ambiente e para as próximas gerações. 

OBS: dos 13 banners espalhados pela escola, seis estampam fotos de minha autoria.

Um comentário:

  1. Parabéns, Marcelo! Foi nessa escola que aprendi a ler, escrever e contar! Se hoje sou Professor de Física e Matemática é porque essa escola fez um trabalho extraordinário comigo!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!