Este estudo se propôs a desvendar,
quem é hoje o BOM PROFESSOR numa perspectiva metodológica que
elucidasse o contexto histórico-social em que esta percepção é
construída. Partindo da manifestação de alunos do 2Q e 3Q Graus foi
feita a localização dos sujeitos que, posteriormente, foram estudados
por mim, a partir pressupostos da pesquisa etnográfica.
Para tanto, como
tarefa inicial, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico
sobre como e porque o professor tem sido estudado, assim como sobre
quais os pontos basilares que tem. Orientado a construção do
conhecimento sobre o professor, sua formação e desempenho. Numa segunda
etapa, através de entrevistas e observações de aulas, tentei captar o
cotidiano do BOM PROFESSOR assim como da projeção que ele faz das
principais influencias sobre o seu desempenho.
A Análise do Discurso foi
a técnica utilizada para interpretação dos dados colhidos através da
verbalização que os professores fizeram. De acordo com os pressupostos
de pesquisa etnográfica, não havia categorias prévias de análise dos
dados. Estes foram interpretados a partir do retrato do cotidiano.
Eles é
que forneceram subsídios e encaminharam a organização de agrupamentos
que resultaram em categorias. Para caracterizar o BOM PROFESSOR foi
feito um adentramento em sua história de vida, verificando as principais
influências sobre o seu desempenho. Também foi feita a tentativa de
captar os seus valores, posições sobre a realidade e formas de
enfrentamento deste cotidiano.
Os resultados do estudo mostraram que a ideia de BOM PROFESSOR, por ser valorativa, é uma construção histórica
que é presente na expectativa dos alunos através de valores que
institucionalmente são passados em nossa sociedade. Para os nossos
alunos o BOM PROFESSOR é uma pessoa especial, principalmente porque
demonstra prazer em estar com eles e entusiasmo em ensinar.
Ainda
sério no trato de sua matéria de ensino e ligado afetivamente ao seu
campo de saber. O estudo mostrou ainda que o BOM PROFESSOR é alguém
que procura desenvolver em si condições para ensinar e possui boas
habilidades de ensino. Compreendi, porém, que a ideação e a prática do
professor considerado BOM pelos alunos de hoje,ainda está baseada num
paradigma de ensino que coloca o docente como figura principal do ato
pedagógico.
Para um desempenho que privilegie o aluno como principal
interlocutor no processo de aprendizagem, será preciso modificar o
paradigma de ensino que _ aceito e desejado na sociedade atual. Este
aspecto tem a ver com a concepção filosófica da educação que se 'deseja
numa sociedade politicamente projetada.
Maria Isabel da Cunha
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