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sábado, 23 de abril de 2016

Amigos também são clientes? Por Helder Leandro

Todo mundo que inicia um negócio próprio, seja ele grande ou pequeno, uma das primeiras ações é vender o produto/serviço para os amigos e familiares, é pedir àquela força para os conhecidos enquanto elaboramos ações que possam aumentar o público consumidor da empresa, e assim aumentar também o Market share da empresa. 

Com a empresa aberta, alguns destes novos clientes conseguimos alcança-lo de forma mais profunda e até viram amigos e, consequentement
e, mais um consumidor fiel que irá contribuir voluntariamente em defesa e propulsão da marca. 

Muitas empresas acabam perdendo este tipo de cliente por falta de habilidades de lhe dar com ele. Pelo fato de negligenciar certas ações de atendimento e esquecer que o amigo também é um cliente, e um cliente especial. 

O amigo que lhe quer bem, ele aponta seus erros, discute, lhe ajuda, contribui para o seu melhoramento pessoal. Da mesma forma, o cliente fiel a sua empresa, irá reclamar quando algo sair errado, será tolerante com algumas falhas, irá lhe falar sobre algum aspecto que pode melhorar, ele ajuda a sua empresa a melhorar sem parar de consumir, e quando alguma sugestão dele for implantada, ele mesmo irá sair por ai divulgando sua empresa.

Por outro lado, se a empresa não consegue atender as expectativas do cliente, é natural que o mesmo procure um outro lugar que o satisfaça. Não esqueça de que o amigo também é cliente, e como cliente ele merece o melhor serviço da sua empresa, merece atenção, respeito e tudo que todos os clientes merecem. A proximidade com sua empresa, faz este cliente merecer um atendimento pessoal, especial e muito melhor do que o de rotina, pois ele é um colaborador da sua marca. 

No entanto, não se pode perder o foco com o cliente, não se pode deixar de vê-lo como cliente e aplicar as melhores técnicas e processo de atendimento e vendas. Não se deve esquecer de que o amigo quer um bom atendimento, quer qualidade, preço justo, desconto, promoção, brinde, que exclusividade, quer agilidade, rapidez, facilidade em pagamento, e tudo que sua empresa possa oferecer para a comodidade dele. Ou seja, seu amigo é um cliente bastante exigente.

O amigo é cliente. O cliente pode virar seu amigo. E a empresa tem que saber lhe dar com os dois, sem negligenciar fatores de atendimento que colaborem para o alto consumo e aumento das vendas. As relações pessoais acabam interferindo de forma positiva ou negativa na permanência destes clientes. Pois já vi empresas perder grupo de clientes, pelo fato de ter um problema pessoal com uma das pessoas do grupo, que acabou não resolvendo, estragou a relação e o grupo se afastou e deixou de frequentar a empresa. 

E com isso, além da perda, algumas pessoas do grupo começaram a propagar uma imagem negativa da empresa por onde passavam. Quando isto acontece, é muito difícil recuperar este tipo de cliente e, ainda mais difícil, encontrar um novo cliente deste padrão. Afinal, não se encontra os especiais a toda hora disponíveis no mercado.

Preserve suas amizades, cuide dos amigos da sua empresa. Mas acima de tudo, trate e cuide bem dos seus clientes, para que exista a possibilidade de virarem seus amigos e ajudarem na propagação da sua marca. Seja amigo do seu cliente, tanto de forma pessoal quanto profissional, pois eles merecem atendimento em alto padrão na sua empresa.

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