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quinta-feira, 20 de junho de 2019

Educação Cartográfica: Proposta pedagógica explorando o texto de Monteiro Lobato




Elaborar a partir do texto de Monteiro Lobato uma proposta pedagógica explorando o processo de Educação Cartográfica.

Polo: São José da Laje               Aluno: José Marcelo Pereira da Silva

Texto utilizado: O Sitio de Dona Benta.
Conteúdo a ser explorado: Cartografia.
                                                                                                                    
Público alvo: turma de 6º ano do ensino fundamental II

Material necessário: Data show, texto xerocado, folha sulfite, cartolina, lápis, régua, lápis de cor, entre outros utilizados pelos alunos.

Objetivo geral:                                                                                                                                                         *Compreendera importância que a cartografia tem para a Geografia nas informações que a mesma oferece nos mapas ajudando a perceber melhor os espaços geográficos.

Objetivos Específicos

*Entender a relação entre a superfície real e as representadas em carta  / gráficos;                                                                                                                                                          
*Adquirir noções de cartografia no Ensino Fundamental II, já que os alunos não recebem essa base no Ensino Fundamental I sobre a utilização da cartografia;  
                                                                                                                          
MOMENTOS PLANEJADOS

1ºMomento:                                                                                              
*Aula expositiva com uso de diversas cartas / imagens sobre cartografia;                                                                               
*Identificar dúvidas e possíveis dificuldades quanto ao entendimento sobre cartografia;         
*Elaboração de exercícios de compreensão.

2ºMomento
*Recebimento das atividades realizadas pelos alunos, analisando as dúvidas e dificuldades diagnosticada durante a correção;   
*Leitura compartilhada da obra “O sito de Dona Benta”, de Monteiro Lobato;                                                                             
*Analisar juntamente com os alunos, as características do ambiente vivido no livro;                                                                                                                                                                *Dividir os alunos em grupos onde eles possam realizar as tarefas propostas pela aula de cartografia;
Desenhar sitio através da produção de um mapa. Usando matérias como régua, cartolina, lápis entre outros para a realização do trabalho solicitado.
*Auxiliá-los quando solicitada.

3ºMomento:                                                                                                                                                                                                                                                 
*Coordenar os discentes nos seus respectivos grupos, onde eles possam mostrar seus trabalhos aos demais colegas de sala e assim, debater seus conhecimento já adquirido;  
*Observar o entendimento de cada grupo quanto ao domínio da cartografia;

4ºMomento
*Observar de forma individual o conhecimento adquirido pelos alunos;
*Solicitar aos educandos um mapa mental tendo como ponto de partida sua residência até a escola. Observando as distâncias percorrida por ele/a.
*Trabalho elaborado em folhas sulfite entre outros.

5ºMomento:  
*Socialização e exposição dos trabalhos individuais                                                                               
Avaliação:  
*Observação da participação individual;                                                                                                                                                       *Correção e notas das produções realizadas em grupos e individual.

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